Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Aprenda a tabuada de multiplicação do nove

Aprenda a calcular a tabuada de multiplicação do nove usando os dedos e não a esqueça nunca mais!

Você já deve ter percebido o quanto é importante sabermos a tabuada de multiplicação decorada! Sempre precisamos dela durante as aulas de matemática, e até mesmo fora da escola é bom que ela esteja bem memorizada. Mas o processo de decorar não é assim tão fácil, algumas pessoas têm muita dificuldade em gravar todas as multiplicações. Vamos ver então uma ideia para estarmos com a tabuada de multiplicação do nove na ponta da língua, ou melhor, na ponta dos dedos!

Para começarmos, abra suas duas mãos, esticando bem os dedos. Agora cada dedo seu representará um número na seguinte ordem:

Ordenando os dedos para calcular a tabuada do 9
Ordenando os dedos para calcular a tabuada do 9

Você deve escolher um número entre 1 e 10 para ver o resultado de sua multiplicação por 9. Por exemplo, vamos ver quanto é 9 x 5. Para chegar ao resultado, você deve dobrar o dedo indicado pelo número 5, como na figura abaixo:

Multiplicando 5 x 9 usando apenas os dedos
Multiplicando 5 x 9 usando apenas os dedos

Os dedos que estão à direita do dedo que foi dobrado representam a dezena de sua resposta, e os dedos à esquerda do dedo dobrado representam as unidades do resultado. Nesse caso, temos quatro dedos à direita do dedo dobrado, o que nos indica 40, e cinco dedos à esquerda, que nos indica 5 unidades. Juntando o 40 e o 5, temos o resultado 45. Portanto, 9 x 5 = 45.

Vamos ver o resultado de 6 x 9? Volte a abrir suas mãos, e agora você deverá dobrar o 6º dedo. Vejamos como ficará suas mãos:

Multiplicando 6 x 9 usando apenas os dedos
Multiplicando 6 x 9 usando apenas os dedos

Nesse caso, ficaram 5 dedos à direita do dedo dobrado, o que representa 50; e há ainda 4 dedos à esquerda desse dedo, o que nos indica o 4. Sabemos que 50 + 4 = 54, portanto, 6 x 9 = 54.

Usando essa regrinha conseguimos encontrar os resultados das multiplicações desde 9 x 1 até 9 x 10. Experimente calcular as multiplicações de nove utilizando seus dedos e nunca mais se esqueça da tabuada do nove!


Por Amanda Gonçalves
Graduada em Matemática

Calculando a tabuada do nove sem errar! Calculando a tabuada do nove sem errar!
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Matemática

Equação do 1º grau

Matemática

Média ponderada

Matemática

Múltiplos de um número

Matemática

Operação da Multiplicação

Últimos artigos

Rinocerontes

Rinocerontes são animais de grande porte encontrados na África e Ásia. São animais solitários, territorialistas e que podem viver cerca de 50 anos.

Animais ovíparos, ovovivíparos e vivíparos

Quando falamos em animais ovíparos, ovovivíparos e vivíparos, estamos nos referindo ao local onde o embrião de uma espécie se desenvolve.

Metáfora

A metáfora é uma figura de linguagem que usamos para comparar diferentes ideias por meio de algumas semelhanças entre elas. Isso é feito com o uso de linguagem figurada.

Cuca

Cuca é um ser do folclore brasileiro e apresentada como uma velha má que sequestra crianças. Por meio de Monteiro Lobato, a forma de jacaré da cuca se popularizou.