Maior árvore do mundo

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Maior árvore do mundo As sequoias são as maiores árvores do mundo
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

As árvores são organismos extraordinários que podem ser classificados como integrantes do reino Plantae. Nesse grupo, os organismos são multicelulares, possuem células eucarióticas e produzem seu próprio alimento, ou seja, são autotróficos.

Algumas árvores destacam-se pela sua beleza, como é o caso da cerejeira, que anuncia a primavera no Japão, e dos ipês e suas lindas e coloridas flores, que alegram o Cerrado. Outras árvores destacam-se por atingirem marcas inacreditáveis de largura, como é o caso do cipreste mexicano, e de tamanho, como é o caso da sequoia.


Maior árvore do mundo em altura

A maior árvore do mundo é uma sequoia gigante que está em uma floresta do norte da Califórnia, nos Estados Unidos. A árvore apresenta incríveis 115,55 metros de altura, o equivalente a aproximadamente um prédio de 40 andares. Essa árvore foi descoberta em 2006, mas sua localização exata ainda não foi divulgada para evitar que turistas visitem o local e, consequentemente, degradem a área.

Antes dessa descoberta, a árvore mais alta do mundo era uma sequoia de 112,92 metros apelidada de Gigante Estratosférica.


Maior árvore do mundo em volume

Apelidada de General Sherman, a árvore mais volumosa do mundo é também uma sequoia e foi reconhecida pelo livro dos recordes (Guinness). Ela apresenta 82,6 metros de altura, 25,9 metros de diâmetro e 1.814 toneladas de massa. Pesquisadores afirmam que a madeira dessa árvore seria suficiente para produzir cerca de cinco bilhões de fósforos. Segundo algumas análises, essa árvore possui aproximadamente 2100 anos de idade.


Um pouco mais sobre as sequoias

As sequoias são árvores gigantes que estão inseridas no grupo das gimnospermas. Elas são extremamente altas e apresentam uma grande quantidade de madeira. As folhas das sequoias são semelhantes às dos pinheiros e suas sementes são nuas, ou seja, não possuem frutos envolvendo-as.

Por Ma. Vanessa dos Santos

Avaliação

-

    Escola Kids