Qual matéria está procurando ?

História

História

Revolução Pernambucana de 1817

Saiba mais sobre a Revolução Pernambucana de 1817 e quais eram os seus principais objetivos.

A Revolução Pernambucana de 1817 contou com a participação dos mais variados grupos sociais A Revolução Pernambucana de 1817 contou com a participação dos mais variados grupos sociais

Você provavelmente já ouviu seu professor dizer que, durante as guerras napoleônicas (ocorridas na Europa, no início do século XIX), um acontecimento de suma importância mudou a história do Brasil, pois contribuiu para a sua Independência, que foi realizada em 1822. Esse acontecimento foi a chegada da Família Real Portuguesa no Brasil, em 1808. D. João VI veio com sua família e toda a corte para o Brasil com o objetivo de fugir do cerco de Napoleão contra o continente europeu. Para tanto, contou com o apoio comercial e militar da Inglaterra.

Com o deslocamento do poder de Lisboa para o Rio de Janeiro, o Brasil foi alçado à categoria de Reino Unido, junto a Portugal e Algarves, deixando de ser colônia. De 1808 a 1822, o Brasil viveu um intenso processo de transformação, e um forte movimento nacionalista começou a se delinear em várias regiões do país. Um dos eventos ligados a esse movimento teve amplo destaque: a Revolução Pernambucana de 1817.

A Revolução Pernambucana de 1817 foi deflagrada após as medidas econômicas adotadas por D. João VI. Uma dessas medidas dizia respeito ao aumento dos impostos da população brasileira para cobrir gastos contraídos em outras atividades, sobretudo guerras. A região de Pernambuco passava, nessa época, por um período de grave crise, pois havia um crescente enfraquecimento do comércio do algodão e do açúcar, que movimentava boa parte da economia da época.

Quando as medidas do rei chegaram à província, muitos proprietários de terras, profissionais liberais, membros do clero e trabalhadores urbanos organizaram um movimento contra a autoridade de D. João VI. Esse movimento tinha a pretensão de criar um governo provisório e instituir uma República em Pernambuco. Veja o que diz o historiador Boris Fausto sobre esse acontecimento:

Os revolucionários tomaram Recife e implementaram um governo provisório, baseado em uma 'lei orgânica' que proclamou a República e estabeleceu a igualdade de direitos e a tolerância religiosa, mas não tocou no problema da escravidão. Foram enviados emissários às outras capitanias em busca de apoio e aos Estados Unidos, Inglaterra e Argentina, em busca também de apoio e de reconhecimento. A revolta avançou pelo sertão, porém logo em seguida, veio o ataque das forças portuguesas, a partir do bloqueio do Recife e do desembarque em Alagoas. As lutas se desenrolaram no interior, revelando o despreparo e as desavenças entre os revolucionários. Ao final, as tropas portuguesas ocuparam Recife, em maio de 1817”. [1]

Esse evento, apesar de malsucedido, foi uma das expressões de maior clamor pela independência vistas no Período Joanino no Brasil.

NOTAS

[1] FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2013. p 111.

Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por Cláudio Fernandes

Você pode se interessar também

História

Família real portuguesa no Brasil

Últimos artigos

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.

Arte rupestre

A arte rupestre são as obras de arte produzidas pelos hominídeos na Pré-História, destacando-se as pinturas e as gravuras.

Semana Santa

A Semana Santa é uma tradição cristã que tem relação com a Páscoa. Essa semana acompanha os últimos dias da vida de Jesus até a sua ressurreição.

Milagre econômico brasileiro

Milagre econômico brasileiro foi um período da Ditadura Militar no qual a economia brasileira apresentou grande crescimento e importantes obras públicas foram realizadas.