Qual matéria está procurando ?

História

História

Origem do nome do Brasil

Saiba mais sobre a origem do nome do Brasil e do modo como tal nome está associado às culturas do norte da Europa.

O nome “Brasil” advém do imaginário europeu sobre uma antiga ilha mítica O nome “Brasil” advém do imaginário europeu sobre uma antiga ilha mítica

Você provavelmente já teve uma aula em que o professor de história lhe ensinou os vários nomes que o Brasil já teve, desde Terra de Vera Cruz a República Federativa do Brasil, passando por Ilha de Vera Cruz, Terra de Santa Cruz etc. Pois bem, mas você sabe qual é a provável origem do nome “Brasil”? Há outra história que diz que o nome do Brasil foi derivado da planta “pau-brasil”. Essa visão não está absolutamente incorreta, haja vista que o pau-brasil era o produto comercial mais cobiçado nos primeiros anos de exploração das terras brasileiras por parte dos portugueses. Mas há outra versão que importa ser conhecida.

Recentemente, alguns historiadores estudaram as possíveis origens da expressão “Brasil” e de como ela se associou à região geográfica onde hoje se localiza o Brasil (entendido como país, nação etc.). Essas pesquisas acabaram por remontar a antigas lendas do norte da Europa, sobretudo das regiões habitadas por celtas e bretões (atuais Reino Unido e Irlanda), que acabaram por alimentar o imaginário de franceses, portugueses e espanhóis.

Essa antiga lenda versava a respeito de uma ilha chamada Brasil. Essa ilha, a exemplo da ilha de Atlântida, teria sido povoada por seres mitológicos e heróis memoráveis. O termo celta “Brasil” (Breasail), inclusive, pode aludir não apenas à ilha, mas também a um herói homônimo.

Essas lendas de ilhas atlânticas imaginárias teriam penetrado no Ocidente por meio de uma compilação intitulada “Nauigatio Sancti Brendani”. A força imaginativa dessas histórias era tamanha que até mesmo nos mapas de alta precisão náutica do início da era das navegações ultramarinas havia ilhas como a de “Brasil” desenhadas.

Entretanto, a posição dessa ilha nos mapas usados pelos navegadores, com o tempo, foi sendo posta cada vez mais ao sul, na região onde, aproximadamente, foi encontrado o Brasil. A aceitação do nome “Brasil” para referir-se à Colônia pode ter sido referendada tanto por conta da extração e comércio do pau-brasil quanto pela lenda da ilha.

O fato é que tais origens são sempre complicadas de serem rastreadas, de modo que, na medida em que o tempo passa, novas luzes são lançadas sobre esses fatos.


Por Me. Cláudio Fernandes

Por Cláudio Fernandes

Você pode se interessar também

História

Descobrimento do Brasil

História

Período Pré-Colonial

Últimos artigos

Presidente da república

Presidente da república é a autoridade máxima em nosso país. É eleito(a) por meio do voto popular para um mandato de quatro anos.

Porquinho-da-índia

O porquinho-da-índia é um mamífero roedor que possui corpo pequeno e orelhas curtas. Ele pode ser criado como animal de estimação.

Escambo

O escambo é uma modalidade de transação que foi muito comum na Antiguidade. Por meio desse acordo, realiza-se a troca de mercadorias ou serviços.

Nucleotídeo

O nucleotídeo é a subunidade que forma o DNA e o RNA. Cada nucleotídeo é constituído por um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada.