Qual matéria está procurando ?

História

História

História e Cinema

Saiba quais são as relações que podem ser traçadas entre História e Cinema e o que podemos aprender com elas!

As relações entre História e Cinema são amplas e variadas. Podem abranger tanto os aspectos da história do cinema quanto temas históricos que são abordados em filmes, desde o início do século XX até os dias de hoje.

O projetor cinematográfico foi inventado em 1895 pelos irmãos Lumière. Desde então, uma nova forma de captura de imagens da realidade visível tornou-se imperativa. Antes, apenas a fotografia conseguia fazer uma captura de forma precisa, porém a imagem permanecia fixa, imóvel. O cinematógrafo dos Lumière possibilitou a captura da imagem em movimento, ou da “imagem-movimento”, provocando uma verdadeira revolução tecnológica.

Nas décadas iniciais do século XX, começou a ser desenvolvida a arte cinematográfica, isto é, o cinema passou a ser algo mais do que uma forma de capturar imagens em movimento ou um mero artefato tecnológico, e sim um tipo de instrumento que conseguia produzir obras de arte, tomando como referências outras artes, como a arte dramática, a pintura e a literatura. É o caso, por exemplo, das escolas de cinema expressionista e surrealista.

Ao longo do século XX, o cinema foi se transformando em uma grande indústria de entretenimento, ao tempo que foi aprimorando as técnicas da arte dramática. O cinema desenvolvido nos Estados Unidos da América, sobretudo em Hollywood, foi o responsável pela popularização do gosto pelas salas de cinema como local de entretenimento em várias regiões do mundo. Temas como o melodrama e o faroeste (que se ambienta no meio Oeste americano, na época da marcha para o Oeste do século XIX) estão, até hoje, entre os mais populares.

Com o aprimoramento das técnicas de filmagens e produção de efeitos especiais, gradativamente foi possível produzir filmes que tivessem temas históricos, futuristas e de ficção científica. O cineasta Stanley Kubrick soube explorar bem esses gêneros em filmes como Laranja Mecânica, 2001: uma Odisseia no Espaço e Glória Feita de Sangue.

Há muitos outros exemplos de filmes que abordaram temas especificamente históricos e tornaram-se clássicos do cinema, sendo desde então objeto de pesquisa para especialistas e fontes alternativas para ensinar e aprender algum conteúdo de História. É o caso, por exemplo, de filmes como o Gladiador (que aborda a história do Império Romano na época do imperador Marco Aurélio), Coração Valente (que aborda a história da tentativa de independência da Escócia em relação ao Reino Unido) e O labirinto do Fauno (que aborda a história da Guerra Civil Espanhola, que se passou nos anos 1930).

Mas em que medida é possível aprender história com o cinema? História e Cinema encontram-se na medida em que se estuda a história do cinema e avaliam-se e apreciam-se os filmes que abordam temas históricos. Entretanto, deve-se ter mente que, assim com a literatura, o cinema possui enredo ficcional, com trama articulada e personagens construídos, ainda que o tema seja histórico. O cinema não deve ser encarado como um “decalque” da realidade histórica, mas sim como uma forma especial de abordar um tema histórico, o que auxila, por sua vez, na compreensão da História.


Por Me. Cláudio Fernandes

O cinema foi inventado em 1895 e desde então vem se aperfeiçoando como tecnologia e como arte O cinema foi inventado em 1895 e desde então vem se aperfeiçoando como tecnologia e como arte
Por Cláudio Fernandes

Você pode se interessar também

História

Percepção do tempo e tecnologia

História

Em que consiste a investigação histórica?

História

História e Imaginação

História

O que é historiografia?

Últimos artigos

Sistema respiratório | Ensino Fundamental I

O sistema respiratório é responsável pela oxigenação das células. Para que isso aconteça, é necessário que o ar passe por diversos órgãos.

Sistema Urinário | Ensino Fundamental I

O sistema urinário é o responsável por eliminar as excretas do organismo, isto é, tudo aquilo de que nosso corpo não precisa mais.

8 de setembro — Dia Internacional da Alfabetização

O Dia Internacional da Alfabetização é uma data que busca conscientizar sobre os vários problemas que envolvem a alfabetização no Brasil e no mundo.

Idade Antiga

Idade Antiga é um dos períodos da história humana, de acordo com a periodização que predomina atualmente na disciplina. Trata sobre as civilizações antigas.