Qual matéria está procurando ?

História

História

Heresias medievais e Tribunal da Santa Inquisição

Clique e entenda o que eram as heresias medievais e qual foi a postura da Igreja para combater o crescimento delas.

Vitral medieval retratando um herege. Esse vitral está localizado na Catedral de São Romualdo, na Bélgica * Vitral medieval retratando um herege. Esse vitral está localizado na Catedral de São Romualdo, na Bélgica *

Desde o estabelecimento do Cristianismo como religião, as heresias existem. Durante a Alta Idade Média (séculos V a X), houve inúmeros movimentos heréticos e, a partir da Baixa Idade Média (século XI-XV), eles ganharam força. A palavra heresia tem origem no idioma grego e significa “escolher”.

Segundo a Igreja Católica, uma heresia é toda doutrina religiosa que contraria os princípios da fé estabelecidos pela própria Igreja. O Manual dos Inquisidores, documento escrito por um teólogo catalão no século XIV, define o conceito de heresia para a Igreja:

Herética é toda proposição que se oponha:
a) a tudo o que esteja expressamente contido nas Escrituras;

b) a tudo o que decorra necessariamente do sentido das Escrituras;
c) ao conteúdo das palavras de Cristo, transmitidas aos apóstolos, que, por sua vez, transmitiram-nas à Igreja;
d) a tudo o que tenha sido objeto de uma definição em algum dos Concílios ecumênicos;
e) a tudo o que a Igreja tenha proposto à fé dos fiéis;
f) a tudo o que tenha sido proclamado, por unanimidade, pelos Padres da Igreja, no que diz respeito à reputação da heresia|1|.

Apesar de o Manual dos Inquisidores ter sido escrito e publicado somente no século XIV, desde os primórdios do Cristianismo, a Igreja combateu as doutrinas heréticas e procurou evitar que elas crescessem e disseminassem-se. Assim, já nos séculos IV e V, teólogos destacaram-se na luta contra os hereges, como Agostinho de Hipona, Cirilo de Alexandria, Irineu de Lião etc.

O primeiro caso de condenação à morte por heresia foi de Prisciliano, decapitado em 385 a mando de Máximo, imperador do Império Romano. As ideias de Prisciliano ficaram conhecidas como priscilianismo e podem ser resumidas da seguinte maneira:

1. o Filho de Deus não existia antes de nascer de Maria; 2. Jesus Cristo não nasceu na verdadeira natureza de homem; 3. os anjos e as almas humanas são emanações da substância divina; […] 5. o demônio não foi criado por Deus, nem foi primeiramente um anjo de luz, mas saiu do caos e das trevas; […] 8. o matrimônio é mau e a procriação dos filhos condenável, porque é o demônio quem forma o corpo no seio da mãe|2|.

Heresias na Baixa Idade Média


A morte na fogueira era a principal condenação dedicada aos hereges. A imagem retrata a condenação de uma mulher acusada de bruxaria

A partir do século XI e XII, a disseminação das heresias cresceu bastante e surgiram movimentos de caráter popular que mobilizaram um grande número de pessoas. Por essa razão, a Igreja passou ao poder temporal, ou seja, aos reis e imperadores, a função de auxiliar no combate às heresias em seus reinos. Isso aconteceu a partir de 1148.

Como no ponto de vista da Igreja a heresia era considerada o maior de todos os delitos, pois atentava diretamente contra Deus, a repressão foi violenta. Em 1229, o papa Gregório IX determinou a criação do Tribunal do Santo Ofício, responsável por investigar e condenar os acusados de participação em movimentos de heresia. Além disso, a Igreja permitiu que heréticos fossem condenados à morte. Isso foi inspirado em leis decretadas por reis que puniam com morte os hereges.

A investigação do acusado de ser herege por vezes utilizava a tortura como forma de coagir uma confissão. O historiador Nachman Falbel resumiu a estrutura do processo de investigação utilizado pelos tribunais da Santa Inquisição:

Para obter a confissão podia-se utilizar métodos que não deixavam de ser, de certa forma, torturas, como, por exemplo, a fadiga, propositalmente provocada, ou o enfraquecimento físico do acusado. Uma vez apurada a culpa, concedia-se ao réu um prazo para que se apresentasse espontaneamente ao tribunal. Caso isso não ocorresse, poderia ser denunciado pelo inquisidor e ser preso. Em caso de confissão de culpa, dava-se ao acusado a oportunidade de retratar-se, sendo que, neste caso, deveria submeter-se a uma série de penitências, flagelações, peregrinações e, em casos mais graves, à prisão. Porém, […] se o acusado persistisse em seu pecado, era julgado e entregue ao braço secular, que, por sua vez, o conduzia à fogueira|3|.

Milhares de pessoas foram condenadas à morte pela Igreja. Durante os séculos XI e XII, a Santa Inquisição ficou responsável, principalmente, pelo combate a algumas heresias que se desenvolveram na França: cátaros e valdenses. A Inquisição, criada no século XIII, permaneceu em funcionamento em determinadas partes da Europa até o século XIX.

|1| EYMERICH, Nicolau. Manual dos Inquisidores. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos; Brasília: Fundação Universidade de Brasília, 1993, p.33-34.
|2| FRANGIOTTI, Roque. História das heresias: século I-VII – conflitos ideológicos dentro do cristianismo. São Paulo: Paulus, 1995, p.108.
|3| FALBEL, Nachman. Heresias medievais. São Paulo: Perspectiva, 1977, p.17.

*Créditos da imagem: Jorisvo e Shutterstock

Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por Daniel Neves Silva

Você pode se interessar também

História

A Idade Média era a Idade das Trevas?

História

Catarismo

História

Idade Média

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.