Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Você e sua Identidade

Documentos que nos identificam e a construção da nossa identidade.

Cada pessoa tem a sua forma especial de ser Cada pessoa tem a sua forma especial de ser

Quando nascemos nossos pais fazem um registro do nosso nascimento, em cartório, comunicando ao governo que tiveram um filho. No cartório ficam registrados nossos dados, como a cidade em que nascemos, a hora, o nome dos nossos pais e avós. Ao fazer esse registro, é feita a emissão de um documento chamado de Certidão de Nascimento, contendo todos esses dados, nosso primeiro documento.

A maternidade em que nascemos também emite um documento, o Cartão da Criança, que também vem com alguns dados do nosso nascimento, como a hora, o peso, o sexo, a etnia, os primeiros testes, dizendo se estamos bem ou não. Esse cartão deve acompanhar o nosso crescimento, pois nele ficam registradas todas as vacinas que tomamos e as que iremos tomar, além de outros dados do nosso desenvolvimento.

Os documentos são importantes, pois servem para identificar as pessoas.

Outro documento que devemos ter, o mais importante de todos, é a Carteira de Identidade. Nela são registrados nosso nome, a data de nascimento, os nomes dos nossos pais, a cidade e o estado em que nascemos.

A carteira de identidade é também conhecida como RG, que significa registro geral. Nela contém ainda um número diferente de identificação para cada pessoa, a fim de facilitar que a mesma seja encontrada. Podemos tirar o RG mesmo quando crianças, mas ao completarmos 18 anos esse documento deverá ser trocado, para ficar registrada sua letra depois de adulto.


O importante é ser do jeito que você gosta

Nossa identidade não é somente feita através dos documentos que carregam nossas informações, mas sim a forma como cada pessoa se percebe, se vê diante do mundo.

A identidade é construída ao longo de nossa vida, a partir das coisas e experiências que passamos, ou seja, através das nossas relações sociais. É pensar sobre si, julgar-se a partir dos valores em que se vive como bom ou ruim, melhor ou pior, igual ou diferente, etc. Através dessas relações vamos formando nossos conceitos do mundo, bem como criando preferências para nossas vidas.

Além das características físicas, aos poucos cada pessoa vai formando o seu jeito de ser, com seus gostos e vontades. Você pode desenvolver sua identidade no momento em que passa a fazer escolhas, como a roupa que veste, a cor de sua preferência, as comidas que mais gosta, os amigos, etc.

Porém, é importante aprendermos a conviver com as diferenças bem como respeitá-las, pois cada pessoa tem a sua forma de ser (física ou emocional) e tem o direito de fazer diferentes escolhas para sua vida.

Por Jussara de Barros
Pedagoga

Por Jussara de Barros

Você pode se interessar também

Ciências

A Família

Ciências

Como é fabricado o papel?

Datas Comemorativas

Dia da Família

História

Família | Ensino Fundamental I

Últimos artigos

Brincadeiras juninas

As brincadeiras juninas são uma das partes mais divertidas da Festa Junina. A seguir, você verá dicas de 15 dessas brincadeiras!

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.