Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Renda per capita

Confira o conceito de renda per capita, como é o seu cálculo e quais são as suas limitações.

A renda per capita é um importante dado econômico A renda per capita é um importante dado econômico

A renda per capita é um cálculo utilizado para evidenciar a proporção entre a riqueza e o número de pessoas. Assim, quando avaliamos a renda per capita de uma cidade, por exemplo, observamos a produção de riquezas e o número de habitantes. Quando esse cálculo se refere apenas aos membros de uma família, utilizamos o termo renda familiar per capita.

Para entendermos como funciona o cálculo da renda per capita, primeiro precisamos entender o conceito de Produto Nacional Bruto, o PNB.

O PNB compreende todas as riquezas produzidas mais todo o dinheiro que vem do exterior menos o dinheiro que deixa o local em questão, ou seja, ele é a renda total de um determinado lugar, contando tudo o que é gerado, mais tudo o que entra, menos tudo o que sai.

Assim, para calcular a renda per capita, basta dividirmos o valor do PNB pelo número de habitantes. Fácil, né?

Já para calcular a renda familiar per capita, é só dividir a renda gerada por toda a família pelo número total de pessoas que fazem parte dela. Por esse motivo, esse termo às vezes é chamado também de renda familiar.

Apesar de ser importante para avaliar a proporção entre a riqueza e a população de um país, estado, região ou cidade, a renda per capita possui algumas limitações. A principal delas é a de não oferecer uma noção correta da distribuição dessa renda.

Exemplo: em uma rua vivem 10 famílias. Uma delas é extremamente rica e as outras são totalmente miseráveis. Com certeza, a renda per capita dessa rua vai ser muito alta, mas não mostrará as condições de miséria em que a maior parte das pessoas vive.

Por esse motivo, ao falarmos que a renda per capita de uma cidade ou país é muito alta, não significa necessariamente que as condições sociais sejam as melhores.


Por Rodolfo Alves Pena
​Graduado em Geografia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Expectativa de vida

Geografia

IBGE

Geografia

IDH – Índice de Desenvolvimento Humano

Geografia

Setores da Economia

Últimos artigos

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.

Arte rupestre

A arte rupestre são as obras de arte produzidas pelos hominídeos na Pré-História, destacando-se as pinturas e as gravuras.