Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Expectativa de vida

O conceito de expectativa de vida e o valor desse índice para o Brasil e outros países.

A expectativa de vida – também chamada de esperança de vida – é um dado estatístico que procura estimar por quanto tempo se espera que as pessoas de uma determinada faixa de idade vivam em um determinado lugar. Geralmente, essa taxa é calculada com base nas condições de vida e saúde da população, bem como através de outros índices, como o número de acidentes, doenças e taxas de mortalidade.

Quando dizemos que um determinado país possui uma esperança de vida de 69 anos, não quer dizer que todas as pessoas atingirão essa idade e, logo após, morrerão. Significa apenas que a tendência é que a média da população atinja essa idade, com uns ultrapassando esse valor e outros nem tanto...

O Brasil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), possui uma expectativa de vida de 74 anos, enquanto, no Japão (primeiro lugar no mundo nesse quesito), esse valor é de 83 anos, e, em Serra Leoa (último colocado), de 47 anos. Isso significa que os japoneses podem viver, em média, nove anos a mais que os brasileiros, que, por sua vez, podem viver vinte e sete anos a mais que a população de Serra Leoa, um país africano.

A esperança de vida do Brasil, apesar de não ser considerada uma das melhores, vem melhorando ao longo dos últimos anos. Em 1990, a idade era de 66 anos, passando para 68 em 2000 e atingindo os 74 em 2012. Entre os homens, segundo o IBGE, a média da expectativa de vida é de 71 anos, já entre as mulheres é de 78,3.

É importante lembrar que a expectativa de vida não está relacionada somente com a qualidade de vida da população, pois nem sempre os motivos de morte são doenças, fome ou causas naturais, podendo também estar relacionados com acidentes de trânsito e domésticos, entre outros fatores.

No entanto, entre as classes mais baixas, os índices de expectativa de vida são menores, já entre os mais ricos, maiores. Dados de 2005 demonstraram que as pessoas que possuem uma renda superior a vinte salários-mínimos, no Brasil, possuíam uma esperança de vida de 73,5 anos, enquanto entre a população que recebe entre um e dois salários, a expectativa era de 59,7 anos.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Quanto mais elevada é a expectativa de vida, melhor o desenvolvimento humano Quanto mais elevada é a expectativa de vida, melhor o desenvolvimento humano
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

IDH – Índice de Desenvolvimento Humano

Geografia

Renda per capita

Últimos artigos

Dízima periódica

Uma dízima periódica é um número que possui sua parte decimal infinita e periódica

Período Helenístico

Período Helenístico foi iniciado com a conquista da Grécia pelos macedônicos e ficou marcado pela difusão da cultura grega a partir do reinado de Alexandre, o Grande.

Império Carolíngio

Império Carolíngio foi a continuidade do Reino dos Francos sob o controle da Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino, o Breve em meados do século VII.

Civilização Micênica

Civilização Micênica foi uma das grandes civilizações do período de formação do povo grego, conhecida por suas grandes cidades fortificadas e pelo seu bom comércio.