Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

O País

Você sabia que existem 192 países reconhecidos no mundo? Mas você realmente sabe qual a definição correta de um país? Clique e confira!

Países do mundo Países do mundo

O país é um território delimitado por e a partir de relações de poder, tendo que apresentar território autônomo, governo e população.

Atualmente (2011), a Organização das Nações Unidas (ONU) considera a existência de 192 países. Contudo, podemos destacar outros dois que não estão nessa lista: Vaticano e Taiwan.

Os países estão distribuídos em cinco continentes: África, América (América do Norte, América do Sul e América Central), Ásia, Europa e Oceania. O continente africano é o que possui a maior quantidade de países: 53. Já a Oceania, possui apenas 14.

Existem grandes diferenças entre os países do mundo, como nos aspectos físicos, populacionais, políticos, culturais, religiosos, econômicos, entre outros. O território brasileiro, por exemplo, é bem maior se comparado aos outros países da América do Latina, sendo que alguns de seus estados são maiores que países desse subcontinente.


O Brasil é um país do continente Americano. E está faz parte do grupo de países da América do Latina

Apesar das diferenças, é necessário que haja respeito entre os países, evitando conflitos e garantindo a paz mundial. Outro ponto importante é que os países ricos e desenvolvidos ajudem os países mais pobres economicamente, fato que proporcionará melhores condições de vida a milhões de pessoas.

Visando facilitar as relações econômicas internacionais, vários países têm formado blocos econômicos. Na Europa existe a União Europeia (UE), considerado o mais dinâmico bloco econômico do mundo. O Brasil, juntamente com a Argentina, Uruguai e Paraguai, integra o Mercado Comum do Sul (Mercosul).

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Escola Kids

Por Amarolina Ribeiro

Você pode se interessar também

Geografia

Continentes

Últimos artigos

Brincadeiras juninas

As brincadeiras juninas são uma das partes mais divertidas da Festa Junina. A seguir, você verá dicas de 15 dessas brincadeiras!

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.