Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

O País

Você sabia que existem 192 países reconhecidos no mundo? Mas você realmente sabe qual a definição correta de um país? Clique e confira!

O país é um território delimitado por e a partir de relações de poder, tendo que apresentar território autônomo, governo e população.

Atualmente (2011), a Organização das Nações Unidas (ONU) considera a existência de 192 países. Contudo, podemos destacar outros dois que não estão nessa lista: Vaticano e Taiwan.

Os países estão distribuídos em cinco continentes: África, América (América do Norte, América do Sul e América Central), Ásia, Europa e Oceania. O continente africano é o que possui a maior quantidade de países: 53. Já a Oceania, possui apenas 14.

Existem grandes diferenças entre os países do mundo, como nos aspectos físicos, populacionais, políticos, culturais, religiosos, econômicos, entre outros. O território brasileiro, por exemplo, é bem maior se comparado aos outros países da América do Latina, sendo que alguns de seus estados são maiores que países desse subcontinente.


O Brasil é um país do continente Americano. E está faz parte do grupo de países da América do Latina

Apesar das diferenças, é necessário que haja respeito entre os países, evitando conflitos e garantindo a paz mundial. Outro ponto importante é que os países ricos e desenvolvidos ajudem os países mais pobres economicamente, fato que proporcionará melhores condições de vida a milhões de pessoas.

Visando facilitar as relações econômicas internacionais, vários países têm formado blocos econômicos. Na Europa existe a União Europeia (UE), considerado o mais dinâmico bloco econômico do mundo. O Brasil, juntamente com a Argentina, Uruguai e Paraguai, integra o Mercado Comum do Sul (Mercosul).

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Escola Kids

Países do mundo Países do mundo
Por Amarolina Ribeiro

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.