Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Estrutura Fundiária

O conceito de estrutura fundiária e o seu funcionamento no Brasil.

Um exemplo de grande propriedade rural, chamada de latifúndio Um exemplo de grande propriedade rural, chamada de latifúndio

No espaço agrário, existem diversos tipos de propriedades. Algumas delas são tão grandes que não conseguimos enxergar o seu final; outras são muito pequenas, de modo que conseguimos observar facilmente o seu tamanho. Em alguns lugares, existem alguns tipos de organização das terras, com muitas terras nas mãos de famílias ou, em outros casos, muitas terras sob posse de grandes e famosos produtores.

A estrutura fundiária refere-se justamente às características de tamanho e organização do espaço agrário, o que nos permite conhecer melhor como funciona a vida no campo.

Quanto à dimensão das terras no espaço rural, podemos dividi-las em latifúndios e minifúndios.

Os latifúndios são as grandes propriedades privadas de terra. Nesse tipo de local, a agropecuária segue, geralmente, um sistema moderno de produção, com uma grande quantidade de maquinários e aparelhos tecnológicos para controlar e melhorar o processo produtivo.

Os minifúndios são as pequenas propriedades de terra, geralmente utilizadas para produção familiar ou coletiva, envolvendo ou famílias que sempre viveram no campo ou movimentos sociais agrários, a exemplo do MST (Movimento dos Sem-Terra).

No Brasil, existe certo questionamento por parte de muitos em relação à estrutura fundiária. Isso porque a maioria das propriedades privadas rurais no país são minifúndios, mas eles ocupam uma área muito menor. Veja:


Tabela da Estrutura Fundiária no Brasil*

Com a leitura da tabela acima, percebemos que existe uma enorme quantidade de pequenas propriedades no Brasil. Somando as terras que possuem até 100 hectares, temos quase 80% do total existente no país inteiro, porém, juntas, essas terras não ocupam 20% do espaço rural total. Enquanto isso, os grandes latifúndios ocupam a maior parte mesmo existindo em menor quantidade.

Isso significa que existe muita terra nas mãos de poucas pessoas, o que representa o elevado grau da concentração fundiária no Brasil. Isso existe em virtude da ocupação histórica do nosso território, desde o período da colonização até os tempos que se seguiram, em que foi privilegiado o predomínio das grandes propriedades de terra.

Diante dessa questão, existem inúmeros movimentos sociais que lutam pela Reforma Agrária, que visaria justamente a uma redistribuição de terras no país. Mas isso não é algo fácil de acontecer, pois depende de outras questões, como a produção e as alterações nos ciclos de consumo e exportação do país.

_____________________________

* Fonte: IBGE, Censo Agropecuário.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Geografia

Agricultura

Geografia

Fronteira Agrícola

Geografia

Vegetação do Brasil

Geografia

Zona Rural

Últimos artigos

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.

Transporte passivo

Transporte passivo garante o transporte de substâncias através da membrana plasmática sem que ocorra o gasto de energia. A osmose é um tipo de transporte passivo.