Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Cânions

Entenda o que são os cânions, quais são as suas características e descubra como eles são formados pela natureza.

Os cânions são formas de relevo muito interessantes, pois formam profundos vales, ou seja, uma área de altitude muito baixa que se encontra cercada por áreas mais altas do que ela. Eles se estendem por áreas muito amplas e formam belíssimas paisagens, daquelas de tirar o fôlego, com grandes precipícios e, em alguns lugares, verdadeiros paredões gigantescos!

O cânion mais conhecido e visitado por turistas em todo o mundo é o Grand Canyon, localizado nos Estados Unidos (foto acima). Todavia, existem formações geológicas desse tipo localizadas nas mais diversas partes do planeta, incluindo o território brasileiro, que possui cânions como o de Itaimbezinho, no Rio Grande do Sul; a Garganta do Diabo, no Rio Iguaçu (Paraná), e muitos outros.

Mas você sabe como se formam os cânions?

Eles são formados a partir de um lento e gradativo processo, daqueles que levam milhões e milhões de anos para constituir-se de fato, de modo que não é possível perceber o seu processo de transformação instantaneamente. Resumidamente, eles surgem do desgaste de formas de relevo inclinadas, o que é provocado pela ação da água das chuvas e dos rios principalmente, bem como pelos ventos e também pelas variações do clima.

Esses elementos são chamados de agentes externos de transformação do relevo e são responsáveis pela transformação das rochas e das formas de relevo em geral. É como se elas fossem moldadas pela natureza ao longo do tempo, de forma leve e sutil, fazendo surgir belas paisagens.

As paisagens dos cânions, às vezes, são tão imponentes que nos fazem perceber o quanto somos pequenos diante da grandeza das formas naturais. Alguns de seus desfiladeiros possuem quedas de até 5 mil metros de altura! Quem olha essa aparência impactante nem imagina que essa forma de relevo constitui-se de maneira tão lenta e gradativa...


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Grand Canyon, nos Estados Unidos. O Cânion mais famoso do mundo Grand Canyon, nos Estados Unidos. O Cânion mais famoso do mundo
Por Rodolfo F. Alves Pena

Você pode se interessar também

Geografia

Agentes de transformação do Relevo

Geografia

O Relevo

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.