Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Canal do Panamá

Saiba mais sobre o Canal do Panamá, uma passagem que reduziu as distâncias entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

O Canal do Panamá é uma abertura na América Central que foi construída em 1914 O Canal do Panamá é uma abertura na América Central que foi construída em 1914

O Canal do Panamá é uma abertura artificial que foi construída na parte mais estreita da América Central (istmo), em 1914, para permitir o trânsito marítimo de cargas entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

Para ter essa experiência do interesse dos navegantes em reduzir as distâncias entre os dois oceanos, observe um mapa do continente americano e imagine a travessia de um navio carregado de mercadorias saindo da costa leste dos Estados Unidos (Atlântico) para a costa oeste (Pacífico), contornando todo o continente americano pelo sul da América do Sul e, depois, pelo Canal do Pamaná. Veja o mapa:


Veja como as distâncias de trajetos são diferentes

O desejo de reduzir as distâncias entre os dois oceanos é antigo. Desde o século XVI encontram-se registros que expressam a intenção de se construir uma passagem nessa parte mais estreita das Américas e, assim, evitar o longo e perigoso caminho de contornar toda a América do Sul.

A ideia da construção do Canal do Panamá não foi uma novidade do nosso século. Em 1869, o mundo já se valia da utilização de outro canal, também muito importante para o comércio mundial: o Canal de Suez, no Egito, que liga o Mar Vermelho ao Mar Mediterrâneo. O canal de Suez reduziu as distâncias entre a Europa e a Ásia, pois deixou de ser obrigatório o contorno da África para realizar o comércio entre esses dois continentes.

O Canal do Panamá funciona com o sistema de eclusas, ou seja, grandes comportas que represam e liberam a água em um sistema de elevador para as embarcações, pois há desníveis entre a porção oeste (Pacífico) e leste (Atlântico) em seu território. Assim, não se pode simplesmente abrir uma passagem. Foi preciso construir mecanismos para elevar ou rebaixar o nível das embarcações durante a travessia. Esse sistema é chamado de eclusa. No Canal do Panamá, há três eclusas: Gatún, Pedro Miguel e Miraflores.

Observe a imagem do início deste texto e verifique que, em um lado da eclusa, a água está em seu nível máximo (represada) e, no outro, a eclusa está praticamente vazia. Esse mecanismo de encher e esvaziar separadamente cada etapa da travessia permite que as embarcações sejam transportadas de um lado a outro.

A idealização do Canal do Panamá teve início com os franceses, que, com a boa experiência do Canal de Suez, desejaram repetir a mesma estratégia para reduzir as distâncias entre os oceanos Pacífico e Atlântico, contudo, essa tentativa foi frustrada. Em 1904, os Estados Unidos, maior interessado na obra, assumiram sua construção, concluindo-a dez anos depois.

Por Hugo Mota

Você pode se interessar também

Geografia

Continente Americano

Geografia

Continentes

Últimos artigos

Crise de 1929

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo. Foi iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Retângulo

O retângulo possui quatro lados e todos os ângulos internos medindo 90°. Essa forma geométrica está muito presente no cotidiano, como na face de caixas e nas paredes.

Paralelepípedo

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui todas as faces com paralelogramos. Essa forma pode ser percebida nos prédios e em caixas de sapatos.

Hiena

Hiena é um animal encontrado na África e na Ásia, bastante conhecido por seu hábito de se alimentar de carniça. Existem atualmente três espécies diferentes de hienas.