Qual matéria está procurando ?

Geografia

Geografia

Canal do Panamá

Saiba mais sobre o Canal do Panamá, uma passagem que reduziu as distâncias entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

O Canal do Panamá é uma abertura na América Central que foi construída em 1914 O Canal do Panamá é uma abertura na América Central que foi construída em 1914

O Canal do Panamá é uma abertura artificial que foi construída na parte mais estreita da América Central (istmo), em 1914, para permitir o trânsito marítimo de cargas entre os oceanos Atlântico e Pacífico.

Para ter essa experiência do interesse dos navegantes em reduzir as distâncias entre os dois oceanos, observe um mapa do continente americano e imagine a travessia de um navio carregado de mercadorias saindo da costa leste dos Estados Unidos (Atlântico) para a costa oeste (Pacífico), contornando todo o continente americano pelo sul da América do Sul e, depois, pelo Canal do Pamaná. Veja o mapa:


Veja como as distâncias de trajetos são diferentes

O desejo de reduzir as distâncias entre os dois oceanos é antigo. Desde o século XVI encontram-se registros que expressam a intenção de se construir uma passagem nessa parte mais estreita das Américas e, assim, evitar o longo e perigoso caminho de contornar toda a América do Sul.

A ideia da construção do Canal do Panamá não foi uma novidade do nosso século. Em 1869, o mundo já se valia da utilização de outro canal, também muito importante para o comércio mundial: o Canal de Suez, no Egito, que liga o Mar Vermelho ao Mar Mediterrâneo. O canal de Suez reduziu as distâncias entre a Europa e a Ásia, pois deixou de ser obrigatório o contorno da África para realizar o comércio entre esses dois continentes.

O Canal do Panamá funciona com o sistema de eclusas, ou seja, grandes comportas que represam e liberam a água em um sistema de elevador para as embarcações, pois há desníveis entre a porção oeste (Pacífico) e leste (Atlântico) em seu território. Assim, não se pode simplesmente abrir uma passagem. Foi preciso construir mecanismos para elevar ou rebaixar o nível das embarcações durante a travessia. Esse sistema é chamado de eclusa. No Canal do Panamá, há três eclusas: Gatún, Pedro Miguel e Miraflores.

Observe a imagem do início deste texto e verifique que, em um lado da eclusa, a água está em seu nível máximo (represada) e, no outro, a eclusa está praticamente vazia. Esse mecanismo de encher e esvaziar separadamente cada etapa da travessia permite que as embarcações sejam transportadas de um lado a outro.

A idealização do Canal do Panamá teve início com os franceses, que, com a boa experiência do Canal de Suez, desejaram repetir a mesma estratégia para reduzir as distâncias entre os oceanos Pacífico e Atlântico, contudo, essa tentativa foi frustrada. Em 1904, os Estados Unidos, maior interessado na obra, assumiram sua construção, concluindo-a dez anos depois.

Por Hugo Mota

Você pode se interessar também

Geografia

Continente Americano

Geografia

Continentes

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.