Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Teorias sobre a origem dos seres vivos

Clique aqui e saiba mais sobre quais são as teorias propostas para explicar a origem dos seres vivos no planeta Terra.

A teoria mais aceita nos dias atuais é a teoria da evolução química A teoria mais aceita nos dias atuais é a teoria da evolução química

Desde a Antiguidade, a origem da Terra e dos seres vivos que a habitam é uma questão que impressiona e preocupa os homens. Vários pesquisadores acreditam que a Terra tenha surgido há 4,6 bilhões de anos e que sua formação tenha se dado a partir de partículas de poeira e gases. Acreditam também que a superfície da Terra era um ambiente hostil, sem chances para o aparecimento de qualquer organismo vivo. À medida que o tempo passou, as condições na Terra melhoraram muito, dando condições para que surgisse a vida em nosso planeta.

Mas, afinal, como surgiu a vida em nosso planeta?

Antigamente, todos acreditavam na Teoria da geração espontânea, também conhecida como Teoria da abiogênese, que defendia que os seres vivos surgiam a partir da matéria bruta. Muitos cientistas fizeram experiências tentando provar essa teoria e houve até “receita” para se produzir seres vivos.

Da mesma forma que havia cientistas que defendiam a teoria da abiogênese, também havia cientistas que duvidavam dessa teoria, um deles foi o médico italiano Francesco Redi, que por meio de experimentos provou que a vida surgia de um organismo preexistente. Todavia, foi no século XIX que a teoria da abiogênese foi sepultada de vez com dois avanços muito importantes, os experimentos do cientista francês Louis Pasteur e a teoria evolucionista de Charles Darwin, que admitia uma ancestralidade comum para todos os seres vivos.

Com a queda da teoria da abiogênese, a teoria da biogênese ganhou força e a seguinte questão foi levantada: Se os seres vivos surgiram a partir de outros, como o primeiro ser vivo surgiu na Terra? 

Três hipóteses sobre a origem da vida foram propostas:

→ Origem por criação divina (criacionismo): a mais antiga das hipóteses. Seus defensores acreditam que um ser divino criou todas as espécies de vida existentes no planeta.

→ Origem extraterrestre: também chamada de panspermia. Seus defensores acreditam que a vida na Terra tenha surgido a partir de elementos ou seres vindos de outros planetas.

→ Origem por evolução química: também conhecida como teoria da evolução química ou teoria da evolução molecular. É a hipótese mais aceita no meio científico.

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Charles Darwin

Ciências

Origem da vida na Terra

Ciências

Panspermia

Ciências

Seres vivos e seres não vivos

Últimos artigos

Epiglote

Epiglote é uma estrutura cartilaginosa que atua como uma válvula. Essa válvula se fecha durante o ato de engolir, impedindo que o alimento entre na via respiratória.

Héstia

Héstia era uma divindade presente nos mitos gregos, considerada a personificação da lareira. Era a deusa do lar, da hospitalidade e da vida doméstica.

Papiro

Papiro é uma planta aquática que era encontrada ao longo do rio Nilo e utilizada para a fabricação de uma superfície para registro de textos.

Hades

Hades era um dos deuses mais tradicionais de toda a mitologia grega, conhecido como senhor do submundo, local para onde iam as almas dos mortos para os gregos.