Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Pseudofrutos

Clique e saiba o que são pseudofrutos e por que eles são assim chamados.

Na natureza podemos encontrar vários frutos falsos, ou seja, que não se originaram do ovário da flor Na natureza podemos encontrar vários frutos falsos, ou seja, que não se originaram do ovário da flor

Levando-se em consideração alguns conceitos científicos, chegamos à conclusão que muitos vegetais que chamamos de frutas não são frutas, e outros que nem imaginamos que sejam frutas, o são. Mas, afinal, por qual razão isso ocorre?

O fruto que chamamos de verdadeiro origina-se do ovário da flor, mas nem todas as espécies de vegetais desenvolvem seus frutos a partir dessa estrutura. Em algumas plantas, além do ovário, outras partes da flor podem se tornar frutos. A esses frutos que se originaram de outras estruturas das plantas que não o ovário da flor, damos o nome de pseudofruto, que significa fruto falso (pseudo = falso).

Um pseudofruto muito apreciado é o caju. A parte suculenta que comemos do caju se originou do pedicelo da flor e a parte que se originou do ovário é a castanha-do-caju. Se levarmos em consideração a regra científica, o verdadeiro fruto do caju é a castanha.


O caju é um pseudofruto que se originou do pedicelo da flor

 

Outros dois pseudofrutos, também muito conhecidos e apreciados, são a maçã e a pera. Na realidade, a parte que se originou do ovário da flor é aquela onde encontramos as sementes, sendo a parte comestível originada do receptáculo floral.


A maçã e a pera são pseudofrutos que se desenvolveram a partir do receptáculo floral

 

O morango também é considerado um pseudofruto, mas a sua flor é um pouco diferente das flores que a gente viu antes, pois elas apresentam vários ovários. Dessa forma, o morango é chamado de fruto agregado, pois ele se origina de uma única flor com vários ovários. Na flor do morango, cada ovário origina um pequenino fruto, que são aqueles pontinhos escuros que podemos ver na superfície do morango. A parte suculenta e comestível é originada do receptáculo da flor, assim como na maçã e na pera.


Os pontinhos pretos que vemos no morango são os frutos verdadeiros

 

Abacaxi, marmelo, framboesa, figo e amora também são considerados pseudofrutos.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Composição da flor

Ciências

Fotossíntese

Ciências

Fruta

Ciências

Germinação da semente

Últimos artigos

Crise de 1929

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo. Foi iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Retângulo

O retângulo possui quatro lados e todos os ângulos internos medindo 90°. Essa forma geométrica está muito presente no cotidiano, como na face de caixas e nas paredes.

Paralelepípedo

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui todas as faces com paralelogramos. Essa forma pode ser percebida nos prédios e em caixas de sapatos.

Hiena

Hiena é um animal encontrado na África e na Ásia, bastante conhecido por seu hábito de se alimentar de carniça. Existem atualmente três espécies diferentes de hienas.