Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Osmose

Leia este texto e descubra como a osmose faz com que a salada murche após ser temperada!

Você já reparou que pouco tempo após temperarmos a salada, os vegetais começam a murchar? Isso acontece em razão de um processo bastante comum chamado osmose.

Para entendermos o que é osmose, primeiramente devemos conhecer alguns conceitos importantes, tais como soluto e solvente. Esse último termo diz respeito a uma substância capaz de dissolver outras, como a água. Já o soluto é a substância que é dissolvida por um solvente, como o sal.

Quando existe muito soluto em uma solução, dizemos que o meio é hipertônico; e quando o soluto é encontrado em pequena quantidade, dizemos que o meio é hipotônico. O meio é isotônico quando a concentração de soluto e a de solvente são iguais.

A osmose é um processo muito comum entre as células e caracteriza-se pela movimentação da água através da membrana de um meio menos concentrado (hipotônico) para um meio mais concentrado (hipertônico). O solvente atravessa a membrana da célula e migra de uma região onde ele se encontra em maior quantidade para um local onde se apresenta em menor quantidade.

Imagine novamente o exemplo da salada. Na presença de sal, o meio externo fica com maior quantidade de soluto, ou seja, torna-se hipertônico. A água então sai das células do vegetal por osmose na tentativa de deixar o meio interno e externo com a mesma quantidade de soluto e solvente.


Analise a movimentação de água para dentro ou fora da célula nos diferentes meios *

Imagine agora outra situação: você coloca uma célula vegetal em um meio hipotônico e pouco tempo depois percebe que a célula aumentou de tamanho. O que aconteceu nesse caso? Isso mesmo! A água migrou do meio externo para o meio interno da célula porque o meio intracelular é hipertônico. Se essa mesma célula fosse colocada em um meio hipertônico, aconteceria a perda de água pela célula, por isso, ela murcharia.

Agora você já sabe por que a salada murcha quando se coloca sal: ela está perdendo água por osmose! Sendo assim, evite colocar o tempero muito tempo antes de servir, pois assim você serve um produto muito mais bonito e saboroso.

*Crédito da Imagem: Wikimedia Commons


Por Ma. Vanessa dos Santos

Ao colocarmos sal na salada, pouco tempo depois ela murcha. Você sabe o motivo? Ao colocarmos sal na salada, pouco tempo depois ela murcha. Você sabe o motivo?
Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Células

Ciências

Transporte através da membrana

Últimos artigos

Período Helenístico

Período Helenístico foi iniciado com a conquista da Grécia pelos macedônicos e ficou marcado pela difusão da cultura grega a partir do reinado de Alexandre, o Grande.

Império Carolíngio

Império Carolíngio foi a continuidade do Reino dos Francos sob o controle da Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino, o Breve em meados do século VII.

Civilização Micênica

Civilização Micênica foi uma das grandes civilizações do período de formação do povo grego, conhecida por suas grandes cidades fortificadas e pelo seu bom comércio.

Peste de Atenas

Peste de Atenas foi uma epidemia que atingiu essa cidade grega em 430-427 a.C., bem no início da Guerra do Peloponeso, causando milhares de mortes.