Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Osmose

Leia este texto e descubra como a osmose faz com que a salada murche após ser temperada!

Ao colocarmos sal na salada, pouco tempo depois ela murcha. Você sabe o motivo? Ao colocarmos sal na salada, pouco tempo depois ela murcha. Você sabe o motivo?

Você já reparou que pouco tempo após temperarmos a salada, os vegetais começam a murchar? Isso acontece em razão de um processo bastante comum chamado osmose.

Para entendermos o que é osmose, primeiramente devemos conhecer alguns conceitos importantes, tais como soluto e solvente. Esse último termo diz respeito a uma substância capaz de dissolver outras, como a água. Já o soluto é a substância que é dissolvida por um solvente, como o sal.

Quando existe muito soluto em uma solução, dizemos que o meio é hipertônico; e quando o soluto é encontrado em pequena quantidade, dizemos que o meio é hipotônico. O meio é isotônico quando a concentração de soluto e a de solvente são iguais.

A osmose é um processo muito comum entre as células e caracteriza-se pela movimentação da água através da membrana de um meio menos concentrado (hipotônico) para um meio mais concentrado (hipertônico). O solvente atravessa a membrana da célula e migra de uma região onde ele se encontra em maior quantidade para um local onde se apresenta em menor quantidade.

Imagine novamente o exemplo da salada. Na presença de sal, o meio externo fica com maior quantidade de soluto, ou seja, torna-se hipertônico. A água então sai das células do vegetal por osmose na tentativa de deixar o meio interno e externo com a mesma quantidade de soluto e solvente.


Analise a movimentação de água para dentro ou fora da célula nos diferentes meios *

Imagine agora outra situação: você coloca uma célula vegetal em um meio hipotônico e pouco tempo depois percebe que a célula aumentou de tamanho. O que aconteceu nesse caso? Isso mesmo! A água migrou do meio externo para o meio interno da célula porque o meio intracelular é hipertônico. Se essa mesma célula fosse colocada em um meio hipertônico, aconteceria a perda de água pela célula, por isso, ela murcharia.

Agora você já sabe por que a salada murcha quando se coloca sal: ela está perdendo água por osmose! Sendo assim, evite colocar o tempero muito tempo antes de servir, pois assim você serve um produto muito mais bonito e saboroso.

*Crédito da Imagem: Wikimedia Commons


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Células

Ciências

Transporte através da membrana

Ciências

Transporte passivo

Últimos artigos

Tratado de Tordesilhas

Tratado de Tordesilhas foi assinado entre Portugal e Castela (Espanha) e determinava a divisão das terras que poderiam ser encontradas durante as Grandes Navegações.

Fruta

Fruta é um termo sem valor científico usado para se referir a frutos e frutos acessórios que possuem suco, apresentam sabor adocicado e aroma característico.

Coelho

O coelho é um animal pertencente à família Leporidae, a mesma das lebres. Coelhos destacam-se por possuírem orelhas e pernas grandes, além do corpo recoberto por pelos.

Medusa

Medusa era uma górgona, isto é, um monstro que possuía serpentes no lugar dos cabelos, e era conhecida por transformar em pedra todos que olhavam para o seu rosto.