Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Mecanismo de feedback

Por que suamos ao praticar exercícios? Saiba essa resposta conhecendo o mecanismo de feedback, que regula a resposta a alguns estímulos, como o aumento da temperatura do corpo. Aprenda como esse dispositivo mantém o equilíbrio corporal, veja exemplos desse processo e saiba diferenciar feedback positivo e negativo.

A produção do suor acontece devido a mecanismos de feedback negativo A produção do suor acontece devido a mecanismos de feedback negativo

Você já deve ter percebido que nosso corpo é uma máquina perfeita, com todos seus sistemas integrados para garantir o equilíbrio do meio interno. Para que funcione adequadamente, o corpo realiza uma série de processos diferentes, sendo um deles o mecanismo de feedback.

O que é o mecanismo de feedback?

O mecanismo de feedback é uma resposta dada após uma alteração. Pode ser definido ainda como uma mudança ocorrida em um componente do nosso corpo que promove o aumento ou a redução da resposta do nosso organismo. O feedback pode ser chamado de positivo ou negativo.

O que é feedback negativo?

O feedback negativo é aquele que atua reduzindo um determinado estímulo. Esse mecanismo está muito relacionado com a secreção de hormônios e com a manutenção do equilíbrio interno do nosso corpo, ou seja, com a homeostase.

Para entender melhor como funciona esse mecanismo, imagine que ocorreu um aumento de sua temperatura após a prática de exercícios. Seu sistema nervoso compreende essa mudança e promove a liberação de suor. À medida que você transpira, o suor chega à sua pele e evapora, esfriando seu corpo. Isso significa que, ao detectar o aumento da temperatura, o organismo promoveu a diminuição dela por meio da produção de suor.

O que é feedback positivo?

O feedback positivo diferencia-se do feedback negativo, pois causa uma amplificação em um determinado estímulo. Podemos ver isso, por exemplo, na hora do parto. Quando o bebê se posiciona para o nascimento, sua cabeça pressiona a abertura do útero. Essa região é rica em sensores que provocam a contração uterina. Quanto mais contrações ocorrem, mais a cabeça do bebê é pressionada e, consequentemente, mais contrações ocorrem. Esse mecanismo é essencial para o nascimento da criança.

Algumas vezes, no entanto, o feedback positivo causa uma amplificação de um evento perigoso. Esse é o caso da perda de sangue. A perda excessiva leva a uma diminuição dos batimentos cardíacos, e essa diminuição reduz cada vez mais esse batimento, o que pode causar até mesmo a morte da pessoa.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Homeostase

Ciências

Hormônios

Últimos artigos

Folclore brasileiro

O folclore brasileiro é o rico conjunto de manifestações de nossa cultura. Mitos, lendas, danças, músicas, brincadeiras e festas populares fazem parte dele.

El Niño

O El Niño é um fenômeno descrito pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, provocando chuvas volumosas no Sul do Brasil e secas severas no Norte e no Nordeste.

Bicho-papão

Bicho-papão é uma lenda presente no folclore brasileiro que fala de um monstro que sequestra e devora crianças desobedientes. Foi influência portuguesa em nossa cultura.

Queda da Bastilha

A queda da Bastilha foi um acontecimento marcante que se passou em 14 de julho de 1789, marcando o início da Revolução Francesa.