Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Experimento do ovo saltitante

Veja como fazer o experimento do ovo saltitante e descubra a explicação química por trás desse fenômeno!

Quer aprender como fazer um ovo saltitante para brincar com os seus amigos? É muito fácil! Você vai precisar apenas de vinagre branco, um ovo e um recipiente transparente de vidro (pode ser um frasco vazio e limpo daqueles de maionese, azeitona ou palmito que a gente compra nos supermercados, sabe?!).

O experimento do ovo saltitante é feito da seguinte forma: Coloque o ovo dentro do frasco transparente, cubra-o completamente com vinagre e deixe em repouso de 2 a 3 dias.


Experiência do ovo no vinagre

O ovo pode ser cru ou cozido, a depender do tipo de ovo saltitante que você vai querer. Se você usar um ovo cru, obterá um ovo parecido com uma bexiga de borracha cheia de água, ou seja, por fora haverá uma camada elástica, mas por dentro o ovo continuará mole como antes. Por isso, nesse caso, você não poderá soltar o ovo de grandes alturas, pois ele explodirá. Mas de alturas bem baixinhas, ele pulará normalmente sobre a superfície. Agora, se você quer um ovo saltitante mais resistente, use um ovo cozido.

Mas por que os ovos se tornam saltitantes depois de imersos em vinagre por um tempo?

A casca do ovo é formada por carbonato de cálcio (CaCO3), e o vinagre é composto principalmente por um ácido misturado com água, o ácido acético (H3C-COOH). Quando essas duas substâncias entram em contato, ocorre uma transformação química, ou seja, os átomos dos elementos dessas duas substâncias realizam uma espécie de troca de lugar uns com outros, desfazendo algumas ligações e formando novas ligações. Isso faz com que novas substâncias sejam formadas.

Assim sendo, o carbonato de cálcio desfaz-se, mas a membrana que fica ao redor do ovo (na parte interna da casca de ovo) não se desfaz, mas se torna elástica.

Entre os compostos formados nessa reação química, há um gás chamado dióxido de carbono (CO2). É por isso que, ao longo do tempo em que o ovo fica imerso no vinagre, são formadas bolhas.

Outro fator que pode ser visto nessa experiência é que o tamanho do ovo aumenta. Isso ocorre porque a água do vinagre consegue passar através dos minúsculos poros da membrana que envolve o ovo, por isso ele incha. Esse fenômeno é chamado de osmose.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Você pode se interessar também

Ciências

Fenômenos físicos e químicos

Ciências

Transformações químicas

Últimos artigos

Presidente da república

Presidente da república é a autoridade máxima em nosso país. É eleito(a) por meio do voto popular para um mandato de quatro anos.

Porquinho-da-índia

O porquinho-da-índia é um mamífero roedor que possui corpo pequeno e orelhas curtas. Ele pode ser criado como animal de estimação.

Escambo

O escambo é uma modalidade de transação que foi muito comum na Antiguidade. Por meio desse acordo, realiza-se a troca de mercadorias ou serviços.

Nucleotídeo

O nucleotídeo é a subunidade que forma o DNA e o RNA. Cada nucleotídeo é constituído por um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada.