Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Engolir chiclete faz mal?

Engolir chiclete faz mal? Leia o texto e descubra se essa afirmação é correta ou se é um mito!

Engolir um chiclete não causa danos à saúde de uma pessoa Engolir um chiclete não causa danos à saúde de uma pessoa

Quando somos pequenos, nossos pais sempre nos avisam que não devemos engolir chicletes, pois eles podem grudar no nosso sistema digestório e demorar mais de sete anos para serem digeridos. Mas será que nossos pais estão corretos? Infelizmente devemos afirmar que os nossos pais não estão 100% corretos: Engolir um chiclete não faz mal para a saúde!

Os chicletes são constituídos por uma variedade de componentes, tais como açúcares, corantes e conservantes. Além disso, possuem uma substância que se parece muito com a borracha e que pode ser natural ou sintética, a depender da marca do chiclete consumido.

Quando o chiclete passa pelo nosso sistema digestório, enzimas são lançadas, mas não conseguem digerir todos os seus componentes. A porção formada pela goma, que se assemelha à borracha, não é decomposta. Isso faz com que o chiclete seja eliminado praticamente sem sofrer danos pelo nosso sistema digestório.

Apesar de não causar problemas, isso não quer dizer que você deve engolir todos os chicletes que mastiga. Uma grande quantidade de chicletes ingeridos pode causar um bloqueio, desencadeando constipação, isto é, a dificuldade de eliminação das fezes.

Alguns estudos já relataram casos de crianças que engoliram uma grande quantidade de chicletes, o que causou sérios danos. Essas crianças tiveram parte de seu intestino tomado por uma grande massa do produto, que precisou ser retirada para que ocorresse novamente o funcionamento normal do órgão. Assim sendo, é fundamental que todas as crianças ouçam seus pais, pois, engolir grandes quantidades pode desencadear danos à saúde.

Além disso, vale frisar que os chicletes não contêm nutrientes importantes para a saúde, sendo assim, não trazem nenhum benefício. Em virtude da falta de nutrientes, esses produtos são considerados uma “substância mastigável não nutritiva” pela Food and Drug Administration, um órgão do governo dos Estados Unidos que controla os alimentos e medicamentos.

ATENÇÃO: Crianças menores de dois anos não devem mastigar chicletes, pois, se engolido, pode causar asfixia.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Você pode se interessar também

Ciências

Química do Chiclete

Últimos artigos

Presidente da república

Presidente da república é a autoridade máxima em nosso país. É eleito(a) por meio do voto popular para um mandato de quatro anos.

Porquinho-da-índia

O porquinho-da-índia é um mamífero roedor que possui corpo pequeno e orelhas curtas. Ele pode ser criado como animal de estimação.

Escambo

O escambo é uma modalidade de transação que foi muito comum na Antiguidade. Por meio desse acordo, realiza-se a troca de mercadorias ou serviços.

Nucleotídeo

O nucleotídeo é a subunidade que forma o DNA e o RNA. Cada nucleotídeo é constituído por um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada.