Qual matéria está procurando ?

Ciências

Ciências

Descendência

O que é descendência, e por que os descendentes de uma família são parecidos.

Mãe leoa e seus descendentes; filhotes de leão e sua ascendente. Mãe leoa e seus descendentes; filhotes de leão e sua ascendente.

Descendência é um nome que damos aos filhos, netos, tataranetos, enfim: aos filhos e parentes que nasceram a partir de um ser vivo. Assim, os filhos de um casal são descendentes dele; assim como seus netos, e todas as gerações seguintes.

Quando a relação é contrária, ou seja, quando falamos dos pais, avós, bisavós, tataravós, etc., de uma pessoa; consideramos que todos eles são ascendentes dela. Dessa forma, seus pais são seus ascendentes, assim como seus avós, já que são pais dos seus pais, e assim por diante.

Como os ascendentes e descendentes de um ser vivo são todos parentes, eles costumam ser parecidos. Por isso é que, muitas vezes, quando um bebê nasce, podemos identificar características de seus familiares nele, como por exemplo, o queixo parecido com o do avô; os olhos, com os da mãe; e o sorriso igual ao do pai.

Essas semelhanças acontecem porque todo ser vivo, quando começa seu processo de formação, recebe características dos pais através de suas células. No caso de muitas espécies, como a nossa, elas recebem uma célula da mãe e outra do pai.

Nos seres humanos, a célula da mãe chama ovócito e a do pai, espermatozoide. O ovócito e o espermatozoide são chamados de gametas. Assim como muitas outras células, os gametas são tão pequenos que, para serem vistos, precisamos usar lentes especiais, ou aparelhos chamados microscópios.


Por um processo chamado reprodução, os gametas se unem, formando uma única célula: o zigoto.



O zigoto começa a se dividir e se modificar, formando pouco a pouco um bebê. Em aproximadamente 288 dias, a criança nasce!


Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Escola Kids

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Ciências

Leis de Mendel

Ciências

Mimetismo

Últimos artigos

Crise de 1929

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo. Foi iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Retângulo

O retângulo possui quatro lados e todos os ângulos internos medindo 90°. Essa forma geométrica está muito presente no cotidiano, como na face de caixas e nas paredes.

Paralelepípedo

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui todas as faces com paralelogramos. Essa forma pode ser percebida nos prédios e em caixas de sapatos.

Hiena

Hiena é um animal encontrado na África e na Ásia, bastante conhecido por seu hábito de se alimentar de carniça. Existem atualmente três espécies diferentes de hienas.