Bacia Atlântico Nordeste Oriental

  • Atualmente 3.5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Bacia Atlântico Nordeste Oriental Localização da bacia hidrográfica Atlântico Nordeste Oriental
PUBLICIDADE

Bacia hidrográfica, também chamada de bacia de drenagem, é uma porção da superfície terrestre drenada por um rio principal, córregos, ribeirões, etc. Esse conjunto de recursos hídricos é de fundamental importância para a população, fornecendo água para o consumo e para a realização de atividades econômicas.

O território brasileiro abriga 12 regiões hidrográficas, de acordo com o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). Uma delas é a Bacia Atlântico Nordeste Oriental, que abrange porções dos territórios do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

Essa bacia possui extensão de 287,3 mil quilômetros quadrados, o equivalente a 3% da área total do Brasil. Entre os rios que compõem a Bacia Atlântico Nordeste Oriental podemos destacar o Açu, Acaraú, Apodi, Capibaribe, Jaguaribe, Mamanguape, Uma, etc.


Rio Jaguaribe - Ceará

Esses rios fornecem água para grandes capitais do Nordeste brasileiro: Recife, Fortaleza, Maceió, Natal e João Pessoa, além de cidades com grande concentração populacional, tais como Campina Grande e Caruaru. Cerca de 21,6 milhões de pessoas utilizam essas águas.

A vegetação ao longo da bacia é bastante diversificada, apresentando áreas de mata atlântica, caatinga, cerrado, manguezais e vegetação costeira. No entanto, o intenso processo de desmatamento provocou a redução drástica desses biomas.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Escola Kids

Avaliação

7.0

    Escola Kids