Português

Regência do verbo responder

Qual será a regência do verbo responder? Clique e descubra, pois assim ampliará ainda mais sua competência enquanto usuário (a) da língua!

A regência do verbo responder? Ela, assim como os outros verbos, constitui-se de particularidades específicas

O assunto que conduz este nosso maravilhoso encontro se define por apreendermos um pouco mais sobre a regência. Ela, como você sabe, trata da relação que existe entre os elementos de uma oração, mais precisamente da dependência que há entre o verbo e o complemento, o qual dará a ele o sentido de que precisa para ser completo, lógico e preciso. Assim, antes de iniciarmos, que tal fazermos uma viagem ao tempo, revendo um assunto do qual já temos conhecimento. Ele, por sua vez, encontra-se expresso por meio do texto “Regência verbal: Noções básicas”  

Parece que depois de alguns conceitos relembrados, tudo parece se tornar ainda mais fácil, não é verdade?


A regência do verbo responder se encontra relacionada a fatores específicos

Passando adiante, imagine se fizessem a você a seguinte pergunta:

Você responde a pergunta ou à pergunta?

Para que possamos optar pela resposta correta, devemos nos ater a um aspecto muito importante, presente nos dois casos: um deles aparece sem a preposição (a pergunta), enquanto que o outro já se encontra demarcado pelo uso da preposição (à pergunta).

Quando fazemos a pergunta ao verbo, ou seja: ele respondeu o quê? A PERGUNTA. Nesse caso, o “a” atua com artigo definido, pois acompanha o substantivo “pergunta”.

Agora façamos outra pergunta: Ele respondeu a quê? À PERGUNTA, temos como resposta.

Chegamos, pois a uma conclusão surpreendente:

O verbo responder pode se classificar como transitivo direto, como ocorreu no primeiro caso; como pode também pode se classificar como transitivo indireto, ou seja, da forma como aconteceu no segundo caso, sobretudo em virtude da presença da preposição.

Mas, espere: ainda falta outro detalhe: você sabia que ele pode se classificar, também, como bitransitivo, ou seja, representar objeto direto de coisa (a pergunta) e objeto indireto de pessoa (à pergunta).

Mas, atenção: somente poderá assim se classificar quando representear os dois aspectos, juntos, ou seja, de forma simultânea.

 

Para finalizar nosso estudo, saiba que ele pode atuar como dicendi, isto é, aquele verbo que anuncia uma declaração, tanto no discurso direto quanto no indireto:

Os alunos falaram que ela havia respondido mal ao professor.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Versão completa