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O que é intergenericidade?

Você sabe o que é intergenericidade? Clique e descubra a relação desse fenômeno com os diferentes gêneros textuais!

Como pecinhas de um quebra-cabeça, os gêneros textuais vão formando um novo texto composto por diversos elementos

Você sabe o que é intergenericidade?

Apesar do nome complicado, a intergenericidade, também conhecida como intertextualidade intergêneros, é um conceito fácil de ser entendido e está relacionada com os gêneros textuais: é como se os diferentes gêneros dialogassem entre si, trocando informações e características. O resultado dessa interessante “conversa” é a hibridização, isto é, o texto passa a apresentar elementos variados, como se fosse um quebra-cabeça.

Isso só é possível porque os gêneros são dinâmicos, ou seja, aceitam as modificações feitas pelos falantes. Como estão a serviço da comunicação — e sabemos que a comunicação é a finalidade maior da linguagem —, os gêneros podem misturar-se para melhorar a construção de sentidos de um texto. Que tal observarmos alguns exemplos? As imagens a seguir ilustram anúncios publicitários, gênero no qual o fenômeno da intergenericidade é frequente:


Na propaganda do Governo Federal,
os gêneros história em quadrinhos e anúncio publicitário foram misturados para criar uma interessante mensagem

Como você deve ter percebido, o anúncio publicitário acima é uma campanha contra as drogas promovida pelo Governo Federal. Nele podemos identificar um elemento que não é próprio da publicidade: a história em quadrinhos. A história em quadrinhos constitui um gênero próprio, mas nessa situação foi utilizada para ajudar o gênero anúncio publicitário a transmitir uma mensagem para o leitor. Essa mensagem poderia ter sido transmitida sem o emprego da intergenericidade? Sim, poderia, mas não há dúvidas de que a fusão dos dois gêneros criou um efeito interessante que enriqueceu e facilitou a comunicação com o público-alvo da campanha: os jovens.

Observe outro exemplo:


Campanha publicitária da empresa Submarino.
No anúncio acima, houve a fusão de dois gêneros: o gênero anúncio publicitário e o gênero carta pessoal

Como é possível afirmar que a imagem acima é um anúncio publicitário, e não uma carta? Ora, simples, porque nossa competência metagenérica (capacidade de reconhecer os gêneros textuais) permite-nos identificar os elementos que são frequentemente utilizados na propaganda. Além disso, está claro que o objetivo da comunicação é a venda de um produto, nesse caso, de um serviço, basta observar os elementos não verbais. Houve, novamente, a fusão de dois gêneros, o anúncio publicitário e a carta pessoal.

A intergenericidade é um fenômeno que enriquece a comunicação, pois auxilia na construção dos sentidos do texto. Nos dois exemplos acima, pudemos observar que a intertextualidade intergêneros criou um efeito interessante, deixando a mensagem mais impactante e ainda mais atraente para o leitor. Graças à natureza dinâmica dos gêneros textuais, novos modelos são criados, sempre com a intenção de atingir os destinatários de forma direta e eficaz.


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Por Luana Castro Alves Perez

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