Português

Diferenças entre Artigo e Pronome Pessoal

: Sabe quais são os traços que distinguem o artigo e o pronome pessoal? Não? Em um só clique faça descobertas fantásticas!

Traços específicos distinguem o artigo e o pronome pessoal

Quando estudamos os vários assuntos relacionados à querida língua que falamos, percebemos a semelhança que há entre eles, razão pela qual muitas confusões podem aparecer repentinamente. Dessa forma, para que você possa compreender perfeitamente, voltamos àquela noção relacionada ao fato de que em se tratando daquelas regrinhas expressas pela gramática, um fato se encontra relacionado a outro, assim mesmo, como numa espécie de sucessão.

Tanto é verdade que para entendermos o porquê das diferenças que há entre o artigo e o pronome pessoal, temos que rever os conceitos relacionados ao objeto direto e ao objeto indireto. Já se esqueceu deles? Ora, não se preocupe, é só acessar o texto “Objeto direto e objeto indireto”.

Pois bem, vamos aos exemplos, que dentro de alguns instantes nos sentiremos aptos (as) para estabelecer as diferenças que há entre um e outro:

Eu li O livro que o professor indicou.

Como você pôde notar, o substantivo se encontra acompanhado de um termo, sabe qual é?

O “O” que, em se tratando desse caso, classifica-se como artigo, pois além de acompanhar o substantivo, ele indica se tratar de um ser específico na espécie.

Agora, se disséssemos:

Eu li-O.

Perguntamos a você: quem o “o” está substituindo?

Ora, o substantivo livro, só que agora ele o substitui, não mais o acompanha. Assim, ao fazermos a pergunta ao verbo: O que eu li? O LIVRO.

Aqui ele atua como objeto direto, pois completa o sentido de um verbo sem a presença da preposição.

Por isso, não há como duvidar: ele se classifica, agora, como pronome pessoal, do caso oblíquo, obviamente.

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

Por Escola Kids

Versão completa