Matemática

Multiplicação sem espaços vazios

Aprenda a fazer a multiplicação pelo método longo sem deixar espaços vazios.

Multiplicando sem deixar espaços vazios

Você já se perguntou o porquê de, ao realizar uma multiplicação de números maiores, sempre termos de deixar um espacinho em branco? Por exemplo:

Multiplicação tradicional com uma casa vazia.

Quando fazemos esse tipo de cálculo, precisamos lembrar que os números são organizados em classes: Unidades, Dezenas, Centenas, Unidade de milhar etc. Então, quando falamos dos números 23 e 125, referimo-nos aos números:

23 = 2 dezenas e 3 unidades = 20 + 3

125 = 1 centena, 20 dezenas e 5 unidades

Nesse caso, vamos nos concentrar no caso do 23, que pode ser escrito como (20 + 3). Então, em vez de multiplicar 125 x 23, vamos realizar a multiplicação por um método mais longo. Veja:


Método Longo da Multiplicação.

A única diferença entre a primeira maneira que fizemos a multiplicação e esse método é que, dessa forma, conseguimos perceber melhor o processo da multiplicação. Para facilitar e acelerar os cálculos, acabamos adotando a prática de deixar um espaço vago durante a multiplicação, assim como fizemos no primeiro exemplo dado. Mas observando com mais cuidado, podemos ver que esse espaço deveria ser preenchido com um zero.

Então, no primeiro cálculo, poderíamos ter feito diferente, isto é, em vez de deixar um espaço onde o ponto de interrogação foi colocado, poderíamos colocar o zero sem risco de errar os cálculos. Dessa forma, a multiplicação ficaria assim:


Sugestão de multiplicação sem casas vazias.

Experimente fazer essa mudança quando for realizar multiplicações e aumente sua chance de acertar!

Por Amanda Gonçalves Ribeiro

Versão completa