A relação entre as marés e a Lua
Entenda como se formam as marés e o que a Lua tem a ver com isso!
Quem vive no litoral, perto da praia, está acostumado a ver que o mar está às vezes mais perto e às vezes mais longe. Esse fenômeno de subida e descida periódicas da água é chamado de maré. E o maior responsável por esse sobe e desce das águas dos oceanos é o nosso satélite natural: a Lua.
Leia também: Quais são as fases da Lua?
O que a Lua tem a ver com as marés?
A Lua está diretamente ligada à existência das marés. Sem ela, os oceanos ficariam sempre no mesmo nível. Quando gira em torno da Terra, o nosso satélite natural atrai o nosso planeta para si e essa atração provoca mudanças nos níveis das águas. O Sol também influencia as marés, mas com uma intensidade muito menor.
Como a Lua movimenta-se, acaba atraindo a Terra em diferentes pontos durante o dia. Ao se mover, ela faz a água subir e descer em locais distintos. Com isso, a maré pode estar alta em um ponto do planeta e baixa em outro.
A força de atração entre o planeta Terra e a Lua é mais intensa no lado da Terra que está “apontando” para a Lua. É como se a Terra estivesse sendo “puxada” pela Lua. Toda a superfície terrestre sente esse poder de atração da Lua, mas é nos mares que essa atração é mais bem notada.
De um lado do planeta (o que está direcionado para a lua), as marés sobem e, do outro lado, as marés descem. Esses movimentos podem ser percebidos nas praias. Se você observar da areia da praia o nível da água, perceberá que, quando se inicia o período da tarde, a água vai “subindo” a areia e aproximando-se. Essa é a chamada maré alta ou preamar – que é o nível máximo das marés.
Depois de aproximadamente 12 horas da maré mais alta, quando a Lua direciona-se para o lado oposto da Terra, o mar parece recuar, fazendo a faixa de areia ficar mais larga. Essa fase é conhecida como baixa-mar. Aí é hora de aproveitar a extensa faixa de areia para brincar, praticar esportes ou descansar.