Geografia

Fronteira Agrícola

Descubra o que é e onde se encontra atualmente a fronteira agrícola no Brasil.

Criação de Gado em uma área da Amazônia recentemente devastada

Fronteira Agrícola é um termo elaborado para designar a região do país que sofre com o avanço das práticas agrícolas em detrimento da devastação das florestas.

A Fronteira agrícola do Brasil já esteve em várias regiões. Suas mudanças aconteceram ao longo da história em virtude da situação política e econômica de cada período.

O primeiro estágio da fronteira agrícola do Brasil localizava-se no litoral do país, durante o período inicial da colonização realizada pelos portugueses. Quando os descobridores chegaram ao nosso país, começaram a devastar a Mata Atlântica para a extração do Pau-Brasil. Em seguida, utilizaram essa área para o plantio da cana-de-açúcar. Posteriormente, atividades mineradoras e a realização de outras práticas agrícolas expandiram ainda mais essa fronteira.

Com o passar dos anos, a fronteira agrícola foi avançando para o interior do nosso território. Na metade do século XX, ela alcançou a floresta do Cerrado, que se localiza, em sua maior parte, na região do Centro-Oeste Brasileiro.

Com isso, em poucos anos, mais da metade do Cerrado já havia sido destruída para o plantio, principalmente da soja e da cana-de-açúcar. Hoje, restam menos de 20% da vegetação original do Cerrado brasileiro.

Atualmente, a fronteira agrícola encontra-se na Floresta Amazônica, mais especificamente nos estados do Pará, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão, e não para de avançar. Apesar das medidas de vigilância e controle da Amazônia realizadas pelo governo brasileiro, todos os dias centenas ou milhares de hectares de floresta vão ao chão.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Por Escola Kids

Versão completa