Geografia

Depressão relativa e depressão absoluta

Você sabe diferenciar a depressão relativa da depressão absoluta? Clique aqui e entenda a diferença entre esses conceitos.

Depressão relativa e depressão absoluta referem-se a formas de relevo que possuem altitude ou altura inferior às regiões adjacentes.

Depressão é uma forma de relevo que apresenta altitude mais baixa que as outras formas de relevo à sua volta. Essas áreas rebaixadas em relação aos terrenos que as rodeiam têm origem em afundamentos de origem tectônica ou de contínuo desgaste erosivo.

Classificação das depressões

  • Depressão relativa – são as formas de relevo que são mais baixas que as áreas que as rodeiam, no entanto, não estão em altitude abaixo do nível do mar. Veja um exemplo na imagem a seguir:


A depressão relativa possui áreas rebaixadas em relação ao relevo circundante, mas se encontram acima do nível do mar.

A imagem acima mostra uma depressão formada por processos erosivos. O rio esculpiu as áreas rebaixadas por meio do intemperismo e do transporte de materiais. Esse tipo de depressão é mais frequente em terrenos com estrutura geológica antiga.

  • Depressão absoluta – são aquelas que, além de apresentarem terrenos mais baixos que as áreas vizinhas, possuem altitude abaixo do nível do mar.

 

Mar Morto: a mais profunda depressão absoluta das terras emersas

O Mar Morto, situado na Ásia, é a área de menor altitude das terras emersas. São 422 metros abaixo do nível do mar. É um grande lago que faz fronteira com Israel, Jordânia e Cisjordânia e que atrai milhares de turistas todos os anos.

O Mar Morto recebe esse nome porque a elevadíssima quantidade de sal em sua água impossibilita a manutenção de espécies de seres vivos.

Veja a seguir a imagem de satélite dessa profunda depressão absoluta:


O Mar Morto é uma depressão do tipo absoluta. Está situado no continente asiático e é um importante ponto turístico.*

 

* Imagem extraída do Google Maps

Por Amarolina Ribeiro
Graduada em Geografia

Por Amarolina Ribeiro

Versão completa