Geografia

Diferenças entre clima e tempo

Clima e tempo são dois conceitos da climatologia que se referem à dinâmica da atmosférica em determinada área. No entanto, são observados em períodos distintos.

O clima e o tempo são conceitos complementares na climatologia. (Créditos: Gabriel Franco | Escola Kids)

As diferenças entre clima e tempo residem no período de observação de cada um deles e nos elementos que compõem cada um deles. Além disso, o clima e o tempo variam de maneira diferente e em intervalos diferentes. Mesmo que estejamos tratando de conceitos distintos, eles são complementares e desempenham um papel muito importante na climatologia e na ciência geográfica como um todo.

Leia também: O que são os domínios morfoclimáticos?

Resumo sobre as diferenças entre clima e tempo

  • As diferenças entre clima e tempo estão ligadas ao período de observação de cada um deles e nos elementos que compõem cada um deles.
  • O clima é a condição média do tempo atmosférico observado ao longo de 30 anos.
  • O tempo atmosférico é a condição da atmosfera no momento presente.
  • O clima é uma síntese do tempo em uma região durante um intervalo longo de tempo.
  • A alteração do clima acontece em décadas.
  • O tempo se altera em questão de minutos, e suas alterações são perceptíveis a todos.

Qual a diferença de clima e tempo?

Como está o clima na sua cidade hoje? Ou melhor, como está o tempo hoje? Clima e tempo são dois conceitos da Geografia que estão correlacionados de certa maneira, e, muitas vezes, utilizamos ambos no nosso cotidiano como sendo sinônimos. Entretanto, devemos nos atentar ao fato de eles fazerem referências a condições atmosféricas distintas. A principal diferença entre clima e tempo se encontra na cronologia da observação.

Clima

Tempo

O clima é o resumo das condições de tempo atmosférico que foram observadas em uma área durante 30 anos. Para determinar o clima, portanto, é necessário um longo período de análise do comportamento da atmosfera em uma localidade. Somente depois disso é possível saber as temperaturas médias, a pluviosidade, a umidade e a pressão que caracterizam o perfil climático dessa área.

O tempo atmosférico é a condição da atmosfera no momento presente. A determinação do tempo é feita pela observação direta da dinâmica atmosférica local: ao olharmos pela janela, conseguimos auferir se o tempo está ensolarado, nublado, chuvoso, quente, frio, ameno, com vento, seco, úmido etc. É possível prever como será a dinâmica da atmosfera nos dias subsequentes, o que denominamos previsão meteorológica.

Acesse também: Como é feita a previsão do tempo?

Diferenças entre clima e temperatura

O clima e a temperatura são diferentes no sentido de que um deles é uma grandeza fundamental para a definição do clima e do tempo atmosférico. Pensando na sua definição física, a temperatura é a grandeza que aufere o grau de agitação das partículas em um corpo ou objeto. No caso em questão, esse corpo é a atmosfera. Em termos meteorológicos e climáticos, a temperatura nada mais é do que o calor da camada de ar que paira sobre determinada área.

Por meio da medição diária da temperatura, conseguimos calcular a média térmica de um clima, obtendo, ainda, quais são as suas temperaturas máximas e as mínimas de acordo com a estação do ano ou até mesmo com o período do dia.

É importante observar que as temperaturas são influenciadas por determinados fatores do clima e por elementos que transformam o tempo atmosférico de um instante a outro, como a radiação solar, a altitude, a presença de corpos hídricos próximos ou de vegetação densa, a ocorrência de ventos e o volume de vapor d’água em suspensão na atmosfera.

Relação entre clima e tempo

O clima e o tempo estão diretamente relacionados: para definir um tipo de clima em uma região, deve-se observar como o tempo atmosférico se altera no decorrer de um período preestabelecido. O clima sintetiza como é o comportamento da atmosfera em uma área predeterminada, e esse comportamento pode ser identificado por meio da análise cuidadosa e diária do tempo.

Veja também: Mudanças climáticas — detalhes sobre as alterações provocadas no clima

O que é clima?

Clima é a síntese da condição da atmosfera observada em uma localidade e determinada por um intervalo de tempo de 30 anos. Trata-se, portanto, do resumo do tempo atmosférico em uma área feito por meio da análise de elementos específicos ao longo das décadas. As alterações no clima não são rápidas nem podem ser identificadas de imediato, mas sim mediante a realização de registros diários e do seu estudo cuidadoso.

→ Elementos e fatores do clima

Os elementos do clima são as grandezas atmosféricas que caracterizam uma ocorrência climática. Chamamos de fatores do clima, por sua vez, as características físicas de uma área e da atmosfera, responsáveis por exercer influência sobre os elementos do clima e determinar o tipo de clima em uma região. Confira, na tabela a seguir, quais são os fatores e os elementos do clima:

Elementos do clima

Fatores do clima

Temperatura

Localização geográfica (latitude)

Umidade

Altitude

Pressão atmosférica

Relevo e vegetação

Radiação solar

Maritimidade e continentalidade

Para saber mais sobre o clima, clique aqui.

O que é tempo?

Tempo é a condição da atmosfera no momento presente e em um local específico. Para determinar como está o tempo atmosférico, é muito simples: basta observar o céu e sentir o ar exterior para definir se está calor, se está frio, se há muita umidade ou não, se está nublado, e diversas outras condições que são facilmente identificáveis por qualquer observador. O tempo atmosférico pode se alterar em questão de minutos, e essas mudanças são também perceptíveis a todos.

→ Elementos e fatores do tempo

Os elementos do tempo são a temperatura, a umidade do ar, a precipitação, a nebulosidade e os ventos. Com base nesse conjunto de elementos, é possível caracterizar o tempo atmosférico, sendo eles também utilizados nas previsões meteorológicas.

Fontes

AYOADE, J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996. 4 ed. 332p. Tradução de Maria Juraci Zani dos Santos.

LUCCI, Elian Alabi. Território e sociedade no mundo globalizado, 1: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2016. 289p.

Por Paloma Guitarrara

Versão completa