Tipos de Gasolina
Vamos descobrir as características e os tipos de gasolina existentes nos postos? Clique para começar!
Com certeza você já acompanhou algum adulto até um posto de gasolina, não é mesmo? Então provavelmente ouviu ele pedir para que o frentista do posto adicionasse gasolina no tanque do carro e sentiu o cheiro forte e característico desse combustível tão comumente falado e utilizado no dia a dia das pessoas. Todos sabem que a gasolina é um importante combustível utilizado por milhões de pessoas em todo o mundo, todos os dias. Mas você sabe realmente o que é a gasolina? Se não, vamos conhecê-la agora?
Ela é um composto orgânico (apresenta átomos de carbono e hidrogênio em sua constituição), formado por oito átomos de carbono e 18 átomos de hidrogênio, cuja fórmula molecular é C8H18, que se apresenta no estado líquido. Sua coloração depende do tipo de materiais que são misturados a ela para ser revendida no posto. De forma geral, é um líquido incolor ou amarelado, com um ponto de ebulição que pode chegar a 135 oC (evapora mais lentamente que a água).
Trata-se de um líquido obtido a partir de uma importante mistura denominada petróleo. É isso mesmo, a gasolina é obtida a partir do petróleo, sendo assim o petróleo é uma mistura (formada por várias substâncias como diesel, querosene, gasolina, massa asfáltica etc), a gasolina é separada dessa mistura através de um processo chamado refino ou destilação fracionada.
Petróleo, um líquido repleto de substâncias dissolvidas
Você deve estar se perguntando, a gasolina existe na natureza então? Isso mesmo. Ela faz parte do petróleo, porém não quer dizer que o homem não possa produzi-la em laboratório.
Durante o refino do petróleo é realizado um procedimento chamado destilação fracionada, nele o petróleo é submetido a um aquecimento e seus componentes são separados em torres, chamadas torres de fracionamento, pois cada componente do petróleo muda-se para o estado gasoso em um valor de temperatura diferente.
Refinaria de petróleo
Em laboratório, a gasolina pode ser obtida através de reações químicas onde podem ser utilizados carvão mineral reagindo com gás hidrogênio, ou carvão mineral com água. O único problema é que se trata de processos economicamente inviáveis, pois são extremamente caros, porém possíveis. Por conta disso a obtenção de gasolina a partir do refino do petróleo é o método utilizado em todo o mundo.
A gasolina é utilizada em motores de explosão, como de carros e motos, por isso, quanto maior a eficiência da gasolina de sofrer explosão maior será a potência do motor.
No motor de um veículo ela é comprimida dentro de um compartimento e depois disso ela explode, quanto mais a gasolina resiste à compressão sem sofrer explosão, maior é a sua qualidade e eficiência.
Resumindo, quanto mais a gasolina demora para explodir, melhor ela é. Essa qualidade da gasolina é medida através do chamado índice de octanagem. Quanto maior o índice de octanagem, mais ela resite à compressão e maior será sua qualidade.
Observação: Existem substâncias chamadas antidetonantes que fazem com que a gasolina resista mais à compressão, ou seja, eles aumentam a sua octanagem.
Hoje em dia existem diferentes tipos de gasolina que podem ser encontrados nos postos, porém o diferencial está nas misturas realizadas. Os tipos de gasolina são:
-
Gasolina comum (gasolina C): é aquela que além da gasolina obtida do petróleo (gasolina tipo A, pura), recebe a adição de uma porcentagem de etanol anidro (álcool), que varia entre 20% e 25%.
-
Gasolina aditivada: é uma gasolina tipo A (pura) onde é adicionado um pacote de aditivos que tem como principal vantagem as ações detergentes e dispersantes. Esses aditivos são adicionados para minimizar a formação de depósitos nos carburadores e nos bicos injetores, reduzindo a probabilidade de falha e desgaste dos motores.
-
Gasolina Premium: É uma gasolina que apresenta uma formulação especial. Tem maior octanagem e, portanto, maior resistência à explosão que a gasolina comum. Também contém álcool etílico anidro (etanol) em sua composição na proporção de 25% (admite-se tolerância de 1% para mais ou para menos). É menos poluente que a gasolina comum.
-
Gasolina podium: Trata-se de uma gasolina mais limpa que as outras, pois apresenta uma quantidade de enxofre de cerca de 97% menor que nos outros tipos. Além disso sua octanagem também é mais elevada, demora muito mais para explodir.
Como pode ser observado, são tipos de gasolina que melhoram o desempenho dos veículos e também auxiliam na sua manutenção, porém o preço também varia, sendo um pouco mais salgado em alguns casos.
Por Me. Diogo Lopes Dias