Ciências

Termômetros que medem a temperatura e a umidade do ar

A temperatura e a umidade do ar são medidas com um termômetro, mas qual a relação da temperatura com a umidade do ar?

O termômetro é muito útil para medir a temperatura do nosso corpo

A fim de medir a temperatura do ambiente ou a temperatura do corpo, utiliza-se o termômetro.

A temperatura do ar é o que nos faz sentir mais ou menos calor durante o dia. De manhã, tem-se uma temperatura mais baixa que vai aumentando ao longo do dia, e ao anoitecer a temperatura volta a cair. Nas cidades podemos ver termômetros que medem a temperatura durante o dia e durante a noite.


Termômetro utilizado para medir a temperatura na cidade

Existem outros tipos de termômetros. Alguns deles podem ser utilizados para medir a temperatura do nosso corpo: quando estamos doentes e temos a sensação de febre, podemos medir nossa temperatura corporal com um termômetro. Há vários tipos de termômetros, mas todos medem a temperatura corporal da mesma forma.


Termômetros usados para medir a temperatura corporal

Na Figura 1 podemos observar um termômetro de mercúrio. É um termômetro clínico que possui mercúrio (metal líquido) em seu interior. Quando o termômetro é exposto a uma temperatura alta, o líquido em seu interior se expande, informando qual a temperatura daquele corpo. Muitas pessoas não gostam de utilizá-lo por ele ser de vidro e pelo fato de o mercúrio ser um metal tóxico. O contato direto com o mercúrio é prejudicial à saúde. Na Figura 2 observamos um termômetro digital que mede a temperatura corporal por meio de um sensor de medição que há em sua extremidade. Esse tipo de termômetro é mais caro do que os termômetros de mercúrio. Os dois termômetros são muito úteis quando a intenção é medir a temperatura corporal.

A temperatura está intimamente ligada à umidade do ar, e as duas variam. O ar pode estar mais úmido ou mais seco. Quando o ar está muito seco, a umidade do ar está muito baixa e sentimos a garganta seca, incômodo ao respirar, mal-estar e até dores de cabeça. Quando o ar está mais úmido, a umidade está mais alta e podemos perceber nuvens no céu e um ar melhor de se respirar. Quando a umidade está mais alta, quer dizer que tem mais vapor de água presente na atmosfera e pode chover. Quando a umidade está baixa, quer dizer que há pouco vapor de água na atmosfera e o clima ficará sem chuvas, podendo, muitas vezes, haver queimadas em matas.


Diferenças na temperatura e na umidade

Assim como alguns termômetros medem a umidade do ar, ela também pode ser medida por um aparelho que se chama higrômetro.


Higrômetro utilizado para medir a umidade do ar 


Paula Louredo
Graduada em Biologia

Por Escola Kids

Versão completa