Ciências

Pé de atleta

Entenda o que é o pé de atleta e veja dicas de como evitar essa doença.

O Pé de Atleta pode causar coceira e sensação de ardor nos pés

Você já ouviu falar sobre uma doença chamada pé de atleta? Essa infecção causada por fungos também recebe o nome de tinha do pé, tinea pedis ou frieira. Vamos conhecer mais sobre ela?

O pé de atleta é causado por fungos do gênero Epidermophyton e Trichophyton, sendo esse último o de ocorrência mais comum. É uma micose bastante frequente, atingindo principalmente adolescentes, porém é relativamente rara na infância.

A ocorrência dessa doença está geralmente ligada a épocas mais quentes do ano. Ela é contagiosa e sua transmissão pode ocorrer através de contato direto ou através do compartilhamento de meias, sapatos e toalhas. É importante salientar que também pode ser transmitida pelo chão, sendo comum o contágio em superfícies de piscinas e em banheiros públicos. Sapatos fechados podem ser um fator importante para o desenvolvimento desse problema, principalmente se a pessoa suar muito.

O pé de atleta pode se manifestar de várias formas, sendo comuns a descamação da pele entre os dedos e o surgimento de fissuras no local. Pode exalar um odor desagradável, bem como apresentar sensação de ardor e coceira. Também pode ocorrer o acometimento da região da planta dos pés, com o espessamento e descamação dessa área. Em alguns casos, o paciente pode apresentar lesões graves que deixam o pé em carne viva.


Observe a descamação da pele na região entre os dedos. Essa lesão é característica do pé de atleta.

Geralmente, o médico chega a um diagnóstico apenas observando a lesão, porém, em alguns casos, pode ser necessária a retirada de um pequeno pedaço de pele para a análise em laboratório.

Para o tratamento da doença, o médico indicará o antifúngico que melhor se adequar ao tipo de lesão observado e ao paciente. Normalmente esses medicamentos são prescritos na forma de pomadas, soluções e cremes, entretanto, em casos mais graves, é feito tratamento por via oral. Os sintomas somem em duas a quatro semanas após o início do tratamento.

Você pode se prevenir dessa doença de algumas formas. Veja as dicas a seguir:

- Sempre manter os pés limpos e secos, principalmente na região entre os dedos;

- Evite sapatos que impedem a circulação de ar no pé, além disso, sempre que possível, opte por sandália;

- Use meias de algodão;

-Troque as meias diariamente;

- Não compartilhe seus sapatos, toalhas e meias;

- Evite andar descalço em ambientes públicos, como clubes e banheiros;

- Se possível, coloque no interior dos calçados pó antifúngico.

Lembre-se sempre de procurar um médico ao notar coceiras ou descamação em seus pés.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Escola Kids

Versão completa