Ciências

Panspermia

Já ouviu falar na panspermia? Essa é uma importante teoria que sugere que a vida pode ter surgido graças a elementos vindos do espaço.

O termo panspermia é utilizado para denominar o processo que sugere que a vida surgiu a partir de partículas extraterrestres

A origem da vida sempre foi uma questão que intrigou a humanidade. Diante dessa dúvida, várias teorias foram criadas a fim de explicar o que realmente aconteceu. Uma dessas teorias é conhecida como panspermia, termo que significa “sementes em toda parte”.

O que é a panspermia?

Panspermia é uma teoria que se baseia na ideia que a vida não surgiu em nosso planeta, mas, sim, que ela se iniciou em outro e que partículas fundamentais chegaram aqui do espaço. Essa ideia é bastante antiga. Giordano Bruno, durante o período do Renascimento, por exemplo, pregava que existiam outros mundos e que neles também havia vida. Com isso, admitia-se que a vida poderia já existir em outros locais e que posteriormente chegou aqui.

Estudos mostraram que compostos orgânicos já chegaram à Terra vindos do espaço. Análises realizadas por Berzelius em 1830 mostraram a existência desses compostos em meteoritos. Por causa dessa análise, o físico e químico Arrhenius propôs que a vida provavelmente surgiu em outro lugar e foi trazida até aqui pelos meteoritos no passado.

Até que ponto essa teoria pode ser verdade?

A panspermia é uma teoria que não é aceita universalmente pela comunidade científica. Entretanto, experimentos já foram realizados a fim de provar que essa teoria não pode ser completamente descartada e que é possível que ocorra a transferência de moléculas de um planeta para outro.

Certos estudos já indicaram a presença de partículas indispensáveis à vida, como aminoácidos, nos meteoritos, mostrando que é possível o transporte e que partículas importantes existem fora do planeta. Entretanto, em alguns meteoritos, como o meteorito de Murchison, as partículas encontradas eram tão insignificantes que provavelmente não deram origem à vida na Terra.

Fato é que não podemos afirmar o que aconteceu aqui no nosso planeta e o que aconteceu fora dele. Todavia, não podemos descartar a importância dos impactos de meteoritos para a formação de moléculas que podem ter originado a vida na Terra.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Por Vanessa Sardinha dos Santos

Versão completa