Três domínios

  • Atualmente 0/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Três domínios Os organismos procariontes hoje são agrupados em dois domínios
Por Vanessa Sardinha dos Santos
PUBLICIDADE

A classificação dos seres vivos é muito complexa, uma vez que os organismos apresentam muitas diferenças e, por isso, a tarefa de agrupá-los é vista como complicada. Inicialmente, os seres vivos eram classificados em animais ou vegetais. Mais recentemente, no final dos anos 1960, começou-se a reconhecer os cinco reinos (Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia) e até os dias atuais essa divisão é apresentada nos livros didáticos.

Com os avanços científicos, a classificação em cinco reinos logo demonstrou-se incorreta em alguns pontos, o que levou a uma nova forma de classificar os seres vivos. Atualmente, costuma-se dividi-los em três domínios, que são um nível acima do reino. Os três domínios são: Archaea, Bacteria e Eukaria.

→ Archaea

O domínio Archaea, assim como o domínio Bacteria, inclui organismos procariontes, ou seja, que apresentam células sem um núcleo definido. No domínio Archaea, encontramos organismos que vivem normalmente em ambientes com condições extremas, como fontes termais e locais com alto teor de sal.

→ Bacteria

Como dissemos antes, nesse domínio, estão os organismos procariontes, que também são agrupados no domínio Archea. Nesse grupo, encontramos a grande maioria dos procariontes conhecidos, tais como: bactérias que causam doenças nos seres humanos, cianobactérias e tantas outras que vivem na água e solo.

→ Eukarya

Nesse domínio, estão agrupados todos os organismos que apresentam células eucariontes. Assim sendo, nesse grupo, são encontrados alguns organismos unicelulares, bem como plantas, fungos e animais.

→ E os reinos?

Atualmente, os reinos aceitos pelos cientistas são o Plantae, o Fungi e o Animalia. O Monera não é mais considerado um reino, pois os organismos classificados nele estão divididos em dois domínios (Archaea e Bacteria). O reino Protista também desintegrou-se porque seus membros apresentam características bastante distintas entre si. Vale salientar, no entanto, que a classificação em cinco reinos ainda é mantida em muitos livros por causa de sua facilidade didática.


Por Ma. Vanessa dos Santos

Avaliação

-

    Escola Kids