Meio ou meia?

  • Atualmente 5/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Meio ou meia? Meio ou meia? A palavra meio deve sofrer alteração quando estiver exercendo função de advérbio de intensidade?
PUBLICIDADE

Algumas palavras na língua portuguesa são muito utilizadas em nossa comunicação. O povo brasileiro costuma ser expressivo, tanto na fala como na expressão corporal, e utiliza vários advérbios, além de gestos, que até parecem uma extensão de nosso vocabulário, ajudando-nos a transmitir nossas ideias e pensamentos.

Por isso, é comum recorrermos à palavra meio quando queremos intensificar ou nos referir a uma ideia de fração. Sendo assim, a palavra meio pode ser um numeral fracionário e também um advérbio de intensidade. Veja só os exemplos:

Marcelo não dormiu bem, por isso parecia meio cansado. (intensidade)

Eu estava meio entediado, então decidi dar uma volta. (intensidade)

Bebi meio copo de água antes de iniciar a corrida. (numeral fracionário)

A redação do aluno ocupou apenas meia folha. (numeral fracionário)

Catarina ficou meia triste com o cancelamento da viagem de férias. (intensidade)

Ops, parece que temos um problema. Se você é um leitor atento e preocupa-se com a fala e com a escrita, provavelmente notou um erro no último exemplo dado. Afinal, Catarina ficou meia triste ou meio triste? Será que o advérbio de intensidade deve concordar com o substantivo feminino Catarina?

Pois bem, fique atento à resposta: Meio, como advérbio de intensidade, sempre virá vinculado a um adjetivo e não sofrerá flexão de gênero, ou seja, se o adjetivo vinculado ao advérbio estiver no gênero feminino, ele não deverá sofrer alteração. Meia só será aplicada quando do uso do substantivo ou para indicar um numeral fracionário. Você pode dizer que comeu meia pizza, que deu meia volta na pista, mas não existe meia cansada, meia triste, meia distraída etc., exceto se você estiver se referindo ao substantivo meia, aquela que calçamos nos pés, mas temos de convir que nunca vimos uma meia triste ou cansada, não é mesmo?

Para acabarmos de vez com a dúvida, basta pensarmos na palavra muito. Se a palavra muito não sofre variação, o mesmo deverá ocorrer com a palavra meio:

Catarina ficou muito triste com o cancelamento da viagem de férias.

Catarina ficou meio triste com o cancelamento da viagem de férias.

Ela ficou meio triste, mas depois, quando a viagem foi remarcada, ficou muito feliz.

Agora nós já conhecemos o uso correto do advérbio de intensidade meio e você já pode dizer, sem medo de ser feliz, que estava meio em dúvida, e não meia em dúvida.


Por Luana Castro
Graduada em Letras

Avaliação

10.0

    Assuntos Relacionados


    Escola Kids