Debate, gênero textual oral

  • Atualmente 3.75/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Debate, gênero textual oral A característica principal do debate é a oralidade
PUBLICIDADE

A todo momento estamos expressando nossas opiniões, sentimentos e desejos, seja em casa, na escola, numa reunião de amigos, no futebol, por meio da escrita, enfim, são muitas as situações de comunicação que nos permitem realizar tudo isso.

Em meio a estas situações, temos oportunidade de conhecer ideias que são semelhantes às nossas e também aquelas que são opostas. Mas, já pensou se todos tivessem a mesma opinião sobre um determinado assunto? Certamente não haveria graça nenhuma, pois é por meio da troca de experiências é que podemos ampliar nossos conhecimentos e também crescermos como pessoa, dotada de opiniões próprias.

Todas essas afirmações nos servem de exemplo para que possamos compreender as características de mais um gênero textual, só que desta vez com uma de extrema importância: o fato de pertencer à oralidade, ou seja, ele somente se manifesta por meio da fala.


 

Podemos assistir a um debate pela televisão, Internet e ao vivo. Sabe onde? Na escola, quando o assunto referente à aula nos conduz a uma discussão. Com por exemplo, que tal discutirmos sobre a violência que há na sociedade atualmente? Certamente que infinitas opiniões serão abordadas.

Um aspecto muito importante que devemos ter em mente é o fato de que antes de expressarmos nossas opiniões sobre qualquer que seja o assunto, precisamos ter conhecimento de todos os aspectos que nele estão envolvidos. Por exemplo, como iremos debater sobre um fato recente que está ocorrendo? No mínimo ficaríamos envergonhados se não tivéssemos nada a dizer, concorda? Então, para que isso não aconteça é preciso estarmos sempre atentos a tudo, lendo jornais assistindo aos programas televisivos e conversando com pessoas que têm sempre algo a nos ensinar.



 

Quanto à linguagem utilizada nesse gênero, ela costuma variar, ou seja, poderá ser formal, dependendo da situação, ou informal, como é o caso de um debate ente uma reunião de amigos. O fato é que debater não significa brigar, discordar da ideia dos outros, ao contrário, é um momento no qual expressamos nossas ideias e respeitamos as ideias alheias. Com isso, crescemos com as outras pessoas e ajudamos a crescê-las também.

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids 

Avaliação

7.5

    Assuntos Relacionados

    Escola Kids