Elementos que compõem um bom texto

  • Atualmente 3.3333333333333/5 Estrelas.
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Elementos que compõem um bom texto A coesão e a coerência dão sentido ao texto
PUBLICIDADE

Como você sabe, todo texto precisa conter todos os elementos necessários para que haja uma plena comunicação entre o emissor (a pessoa que escreve) e o receptor (leitor).

Para que isto ocorra, precisamos estar atentos quanto à construção dos parágrafos, pois é através deles que organizamos nossa ideias; quanto à ortografia correta das palavras, principalmente agora que houve uma mudança nas regras ortográficas, recorrer ao dicionário no caso de dúvidas, entre outras atitudes.

Entre esses elementos, existem dois de fundamental importância, que não devemos nunca esquecer:

Um é responsável para que não ocorram repetições desnecessárias de certas palavras ou expressões, evitando que o texto se apresente sem sentido e conteúdo. No objetivo de compreendermos melhor sobre o assunto, observaremos o parágrafo a seguir:

“Uma das diversões de Paulo era jogar bola com os amigos. Todas as tardes ele os chamava para se reunirem num campo que existia em frente à sua casa, e lá, cada um queria mostrar cada vez mais sua competência como artilheiros mirins”. (...)

Podemos perceber que os termos que estão em destaque tiveram a função de substituir as palavras: Paulo, amigos, campo.

Esses termos são denominados de elementos coesivos, ou simplesmente “coesão”, pois fizeram com que o parágrafo não ficasse sobrecarregado de ideias repetitivas.

O outro chama-se “coerência”, ou seja, todo texto precisa iniciar falando sobre um determinado assunto e finalizar também, sempre procurando manter a mesma ideia.

Caso isso não aconteça, é provável que não haja um total entendimento por parte do leitor. Então fique atento em relação a este caso!

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Escola Kids

Avaliação

6.7

    Assuntos Relacionados


    Escola Kids