Por que há verbos ligados a pronomes oblíquos que são acentuados e outros não? Simples, simples, em apenas um clique irá descobrir!
Você já percebeu que a cada encontro que temos você tem a oportunidade de conhecer um pouquinho mais sobre as curiosidades, as surpresas que a nossa língua portuguesa nos reserva? Pois bem, neste encontro, em especial, não será diferente.
O assunto? Talvez nem tenha parado para pensar o porquê de alguns verbos ligados a pronomes oblíquos serem acentuados e outros não. Pois bem, essa é uma imbatível missão que nos fará relembrar daquelas regrinhas de separação silábica, bem como do acento tônico e do acento gráfico, recorda-se? Pode até ser que não, mas... vamos a alguns exemplos, pois assim você irá se inteirar mais rapidamente do assunto em questão:
REVÊ-LO
REPRODUZI-LO
ATRIBUÍ-LO
DISTRIBUÍ-LO
AMÁ-LO
CONCLUÍ-LO
TRADUZI-LO
DISTINGUI-LO
DEVOLVÊ-LO
Simples, não? Poxa! Não percebeu? Ora, algumas formas aparecem acentuadas e outras não: eis o grande mistério. Por quê?
É o que iremos descobrir após separarmos as sílabas de cada uma dessas formas verbais citadas acima, mas com uma condição: esquecendo-se do pronome oblíquo “lo”, pois ele não fará parte dessa divisão, uma vez que ele atua apenas como complemento dos verbos. Dessa forma, somente para deixarmos ele assim tão de lado, façamos uso das reticências para simbolizá-lo, ok?
Vamos lá então?
RE-VÊ...
RE-PRO-DU-ZI...
A-TRI-BU-Í...
DIS-TRI-BU-Í...
A-MÁ...
CON-CLU-Í...
TRA-DU-ZI...
DIS-TIN-GUI...
DE-VOL-VÊ...
Tarefa realizada com êxito, façamos agora uma retomada aos conhecimentos de que dispomos sobre as regras de acentuação, partindo dos exemplos que acabamos de constatar:
DE – VOL – VÊ
RE – VÊ → Todas as palavras oxítonas terminadas em
A – MÁ “a”, “e”, “o” e “em”, seguidas ou não de “s”, são acentuadas.
CON – CLU – Í
DIS – TRI – BU - Í → Acentua-se o “u” e “i” tônicos do hiato quando
A – TRI – BU – Í isolados na sílaba ou acompanhados de “s”.
As demais - TRA – DU – ZI /RE – PRO – DU – ZI e DIS - TIN – GUI, como podemos perceber, não são acentuadas, por isso não nos conduz a nenhum desses aspectos acima citados.
Por Vânia Duarte
Graduada em Letras