Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Título, Tema e Parágrafo

Entre os elementos que compõem a construção textual estão o título, o tema e o parágrafo, cada um com características diferentes. Clique aqui e confira toda ela

Para que consigamos ser bem entendidos em tudo aquilo que escrevemos (ou até mesmo quando falamos), nossas ideias precisam estar claras e dispostas de forma adequada, não é verdade? E um dos momentos em que praticamos a escrita é na hora da redação, um assunto que para muitas pessoas pode parecer difícil, um pouco chato, mas que na verdade, ao contrário do que muitos pensam, trata-se de algo muito simples. Na verdade, só precisamos desenvolver algumas habilidades necessárias que, no final, tudo dá certo e acaba saindo como nós imaginávamos. Então, por se tratar da importância de desenvolvermos estas habilidades, a partir de agora passaremos a conhecer um pouco mais sobre três elementos considerados de extrema importância na elaboração de um texto.

São eles: Título, Tema e Parágrafo.

Título, Tema e Parágrafo são elementos de fundamental importância na construção textual
Título, Tema e Parágrafo são elementos de fundamental importância na construção textual

Em se tratando dos dois primeiros, geralmente há quem faça uma ligeira confusão entre eles. Daí a importância de sabermos qual a característica de cada um, sendo assim, vamos a elas?

Imagine que a proposta de sua professora de Redação seja a sobre a influência que os recursos tecnológicos exercem atualmente sobre as pessoas. Logo, percebemos que se trata de um assunto muito amplo, pois são muitos estes recursos. Agora imagine uma situação diferente, na qual você tivesse que falar sobre os pontos negativos e positivos da Internet. Ora, como você sabe, entre os muitos recursos dos quais temos conhecimento, lá está ela... a Internet.

Assim sendo, partindo destes dois exemplos dá bem para compreendermos a diferença que há entre título e tema. Ou seja, o tema se caracteriza por ser algo mais abrangente, mais amplo. Você vai perceber isso quando estiver realizando provas relativas aos Vestibulares pelas quais terá de passar. Na parte da Redação, cuja importância é tamanha (por isso você precisa estar bem preparado (a), ok?), haverá uma porção de textos, alguns com imagens, gráficos, e outros não – todos falando sobre um assunto considerado principal. Logo, temos que esse assunto se refere ao tema.

Já o título se define como algo mais resumido, mais curto, que no caso dos exemplos que conferimos, os pontos negativos e positivos da Internet o representa, ou seja, trata-se de algo específico que faz referência a um determinado assunto (que no caso é o tema). Mas, e os parágrafos? Qual a sua importância?

Ora, para que nossas ideias se apresentem com mais clareza elas precisam estar organizadas, e sabe como isso ocorre? Por meio dos parágrafos, que precisam ser bem construídos para que o leitor consiga facilmente entender o que estamos dizendo. Imagine como será bom ouvir alguém fazendo elogios ao nosso texto, por certo iremos gostar muito, concorda?

Dessa forma, os parágrafos permitem que os outros dois elementos também se façam presentes: a coesão e a coerência. Se as ideias estiverem umas relacionadas com as outras, onde tudo é “amarradinho”, podemos afirmar que seu texto está coeso. E se isso ocorrer, claro que também haverá coerência, ou seja, se suas ideias tiveram sentido, seu texto estará coerente - algo essencial para a produção textual.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Título, Tema e Parágrafo são elementos que constituem a produção textual Título, Tema e Parágrafo são elementos que constituem a produção textual
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Dicas de redação

Português

Aprendendo a usar corretamente alguns termos

Português

Dicas de redação: A criação do título

Português

Aprendendo a escrever corretamente

Últimos artigos

Lobisomem

O lobisomem é um homem amaldiçoado com a condição de se transformar em um ser violento, que é metade homem e metade lobo, todas as noites de lua cheia.

Sarampo

O sarampo é uma virose que pode desencadear complicações e até mesmo a morte. Causa febre, manchas no corpo e mal-estar.

Bicho-preguiça

Bicho-preguiça, também conhecido apenas por preguiça, é um animal vertebrado, mamífero, pertence à superordem Xenarthra, e habita desde a América Central até a América do Sul.

USMCA

A nova atualização do acordo trilateral entre Estados Unidos, México e Canadá foi chamada de USMCA. Esse acordo representa uma modernização da zona de livre comércio.