Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Sob ou sobre?

Sob ou sobre? Quer saber qual das duas palavras está correta? Clique e aprenda mais sobre preposições!

Sob ou sobre? Você sabe qual é a forma correta? Essas duas palavrinhas podem confundir os falantes, por isso é preciso ficar muito atento para não errar. Quer saber mais sobre preposições? O Escola Kids explica para você!
 
Não existe palavra certa ou palavra errada, pois ambas estão corretas. Apesar de serem palavras parônimas (aquelas que, apesar da semelhança ortográfica e fonética, são bem diferentes em seu significado), elas são usadas em situações bem específicas, pois são preposições antônimas. Observe:
 
► Sob: Proveniente da palavra latina sub, a preposição sob deve ser empregada quando a intenção for referir-se a uma posição de inferioridade em relação a alguma coisa ou alguém. Veja só os exemplos:
 
As crianças brincavam sob uma forte tempestade. (debaixo)
O casal de namorados estava sentado sob a luz do luar. (debaixo) 
Os alunos saíram-se mal na prova porque estavam sob pressão. (condição)
Os pedestres abrigaram-se sob o viaduto. (por baixo) 
Os fãs do cantor estavam sob forte emoção. (condição)
 
► Sobre: A preposição sobre também é proveniente do latim – super – e deve ser empregada quando a intenção for referir-se a uma posição de superioridade em relação a alguma coisa ou alguém. Observe os exemplos nas frases a seguir:
 
Os alunos colocaram os livros sobre as carteiras. (em cima) 
Por causa da chuva, tiveram que passar sobre poças d'água. (por cima)
Os pais conversaram com o filho sobre as férias do final de ano. (em relação)
As estrelas brilhavam sobre o mar. (em cima)
A discussão sobre política deixou todos exaltados. (em relação)
 

As duas preposições, sob e sobre, devem ser empregadas em situações bem distintas, pois apresentam significados contrários.
 
Duas palavrinhas pequenas que, apesar de serem parecidas, são, na verdade, antônimos. Quando você ficar em dúvida, basta se lembrar de que sob refere-se a estar embaixo ou por baixo e sobre refere-se a estar em cima ou por cima. Viu só, agora que você já sabe sobre as preposições sob e sobre, vai ficar mais fácil acertar na fala e na escrita!

Por Luana Castro
Graduada em Letras
Duas preposições parecidas, mas que na verdade são antônimas. É preciso ficar atento para não confundir as preposições sob e sobre Duas preposições parecidas, mas que na verdade são antônimas. É preciso ficar atento para não confundir as preposições sob e sobre
Por Luana Castro Alves Perez

Você pode se interessar também

Português

Preposição

Português

Antônimos

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.