Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Sintaxe

Aprenda o que é sintaxe e entenda como os enunciados são organizados.

A sintaxe é a parte da gramática que estuda a relação das palavras entre si, com a oração e com o discurso. Enquanto a fonologia dedica-se ao estudo dos sons e a morfologia estuda a estrutura das palavras, a sintaxe preocupa-se com a função de cada termo na oração.

Sintaticamente, a oração é todo enunciado construído em torno de um verbo. Embora não haja oração sem verbo, não basta simplesmente ter verbo para ser oração, é imprescindível que as palavras estejam relacionadas e façam sentido. Para facilitar o estudo da oração, é importante dividi-la em duas unidades sintáticas, que são denominadas sintagma.  Acompanhe o exemplo:

A bela menina cantou bem.

A oração do exemplo está dividida em sintagmas. Essa divisão não é feita aleatoriamente, mas é definida a partir do núcleo da unidade sintática. Se o núcleo for um nome, o sintagma é nominal; se for um verbo, é verbal. No exemplo, essa divisão foi marcada pelas cores, a parte vermelha é o sintagma nominal, e a verde, o verbal.

Após a divisão dos sintagmas, passa-se para a primeira parte do estudo da sintaxe, que é a análise sintática. Nela, são definidas as funções das palavras e a classificação das orações.

Faremos, a seguir, a análise sintática do exemplo.

Sujeito: A bela menina

Tipo de sujeito: Simples

Adjunto adnominal: a, bela

Predicado: cantou bem

Tipo de verbo: Intransitivo

Adjunto adverbial: bem

Tipo de Predicado: Verbal

Ao dividir as unidades, já é possível reconhecer dois elementos essenciais da oração, o sujeito e o predicado.  “Gravitando” em torno do nome (sujeito), temos os adjuntos adnominais (“palavras que vêm junto ao nome”). No sintagma verbal, ao definir o tipo de verbo, já se define o tipo de predicado.

Em uma análise sintática, busca-se definir as seguintes funções: tipo de sujeito, adjunto adnominal, predicativo, complemento nominal, aposto, vocativo, tipo de verbo, tipo de predicado, adjunto adverbial, agente da passiva, objeto direto e o indireto.

Além de estudar a relação das palavras entre si, a sintaxe também estuda a relação entre as orações. Assim sendo, encontramos o estudo do período composto, as flexões entre nomes (concordância nominal), as flexões entre verbos (concordância verbal), a relação de dependência entre nomes e verbos com os seus complementos (regência verbal e nominal), bem como a colocação pronominal. 

A pontuação também é estudada dentro da sintaxe em virtude de sua importância para oração. Na escrita, é ela quem transmite os recursos presentes na fala (pausas, surpresas, dúvidas etc.) e é através dela que as palavras organizadas em orações conseguem fazer sentido para o leitor. Quando falamos ou escrevemos, usamos nossas habilidades de seleção e combinação das palavras, mas é na oração que a mensagem consegue ser proclamada e a comunicação acontece, por isso, o estudo da sintaxe é tão importante.

A partir de agora, sempre que o estudo proposto for o sintático, você já sabe quais aspectos serão abordados, não é? Entretanto, se ainda ficou alguma dúvida quanto à divisão do estudo da sintaxe, é só acompanhar o resumo abaixo:

 

O estudo da sintaxe divide-se em:

  • Análise sintática;
  • Sintaxe de concordância;
  • Sintaxe de regência;
  • Sintaxe de colocação.

 

Aproveite para conferir a nossa videoaula relacionada ao assunto:

A sintaxe assemelha-se à montagem de um quebra-cabeça, pois as palavras, as orações e o discurso precisam estar em harmonia A sintaxe assemelha-se à montagem de um quebra-cabeça, pois as palavras, as orações e o discurso precisam estar em harmonia
Por Mayra Gabriella de Rezende Pavan

Você pode se interessar também

Português

Conceito de frase, oração e período

Português

Oração: Sujeito e Predicado

Português

Posições do sujeito na oração

Últimos artigos

Animais herbívoros

Os animais herbívoros se alimentam de algas e/ou vegetais e, portanto, ocupam sempre o nível de consumidores primários na cadeia alimentar.

Realismo no Brasil

Realismo foi um estilo de época do século XIX. No Brasil, Machado de Assis é seu maior representante.

Código de Hamurábi

Código de Hamurábi — código de leis tradicionais na Mesopotâmia — foi compilado por Hamurábi, rei da Babilônia, no século XVIII a.C.

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.