Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Plural dos Adjetivos Compostos

Conheças as regras que organizam o plural dos adjetivos compostos.

Para colocar os adjetivos compostos no plural, é preciso prestar muita atenção às regras Para colocar os adjetivos compostos no plural, é preciso prestar muita atenção às regras

Os adjetivos podem sofrer flexão (variação) em gênero, número e grau. Quando o adjetivo é simples (formado por uma palavra), não há problema.  No entanto, quando o adjetivo é composto, ou seja, quando é formado por mais de uma palavra, é comum as dúvidas surgirem.   

Se alguém compra uma camisa verde-abacate, poderá contar para os amigos sem problema. Entretanto, se resolver presentear alguém e, por isso, comprar duas camisas, as dúvidas podem aparecer. E agora? As camisas são verde-abacates, verdes-abacates, verdes-abacate ou verde-abacate?

Para flexionar o adjetivo composto, é preciso analisar a classe gramatical do último elemento. Se este for um adjetivo, deve ser flexionado. Para não errar, é importante retirar a palavra e colocá-la em outro contexto. Por exemplo:

No trecho “O vestido azul-claro é meu”, o adjetivo composto é azul-claro, certo? Então, é preciso analisar a classe gramatical do segundo elemento, nesse caso, claro. A pergunta a ser feita é: Se o colocarmos em outra situação, qual será sua classe gramatical? Acompanhe: Olhos claros, vestido claro.   A função da palavra em destaque é de adjetivo, não é mesmo? Portanto, o plural da frase do exemplo é: Os vestidos azul-claros. Atente para o fato de que se o segundo elemento é um adjetivo, somente ele sofrerá flexão

No caso da camisa verde-abacate, o que fazer para descobrir como ficará o plural? O procedimento é o mesmo, detectar a classe gramatical do segundo elemento (abacate). Colocando-o em outro enunciado, por exemplo: O abacate é saboroso. É possível perceber que abacate é um substantivo. Quando o segundo elemento é um substantivo, não há variação de nenhum dos elementos. Logo, as camisas são verde-abacate.

Revisando:

  1. Se o segundo elemento for um adjetivo, haverá flexão. Ex. Artistas norte-americanos.
  2. Se o segundo elemento for um substantivo, ele não será flexionado. Esmaltes vermelho-paixão.

Atenção:

  • Adjetivos compostos que não se flexionam: azul-marinho e azul-celeste;
  • Serão invariáveis os adjetivos compostos que são formados pela palavra cor + de + substantivo, mesmo que a palavra cor esteja escondida;  

Ex.:

Cor-de-rosa.

Blusa-vinho (blusa cor-de-vinho).

  • O adjetivo composto surdo-mudo foge à regra de flexão, pois ambos vão para o plural, portanto, “Os surdos-mudos”.

Por Mayra Gabriella de Rezende Pavan

Você pode se interessar também

Português

Adjetivos pátrios

Últimos artigos

Brincadeiras juninas

As brincadeiras juninas são uma das partes mais divertidas da Festa Junina. A seguir, você verá dicas de 15 dessas brincadeiras!

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.