Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Libras – Forma de Comunicação

Você já ouviu falar de Libras ou Língua Brasileira de Sinais? Clique e confira!

Mãos que falam Mãos que falam

A comunicação entre as pessoas é feita de várias formas: através da fala, dos gestos, de cartas, emails, conversas em computador, dentre outras. Em todos esses casos, uma pessoa emite uma mensagem e a outra recebe.

Durante essa comunicação, vamos trocando de papel, ora sendo emissores, ora receptores.

Os jornais, as revistas, o rádio e a televisão também são formas de nos comunicar, sendo chamados meios de comunicação. Porém, com esses não temos jeito de interagir, trocando os papéis, como fazemos quando conversamos com alguém.

O órgão dos sentidos que nos permite ouvir as notícias ou as conversas é a audição. Porém, algumas pessoas nascem com problemas na audição, não conseguindo ouvir claramente, e outras, não ouvem nada. Devido a isso, a fala também é prejudicada, e não são raros os casos em que ela não é desenvolvida.


Libras – a linguagem de sinais

Essas pessoas geralmente se comunicam através de gestos, uma linguagem própria, feita através de sinais. Essa linguagem é denominada Língua Brasileira de Sinais, mais conhecida como LIBRAS.

Na linguagem em libras cada letra do alfabeto tem seu sinal próprio, que é representado com um movimento diferente das mãos.

Dessa forma, as pessoas decoram esses sinais e conversam escrevendo as palavras no ar, letra por letra. Aqueles que estão mais acostumados conseguem fazer gestos que representam palavras ou frases inteiras, o que facilita a comunicação, tornando-a mais ágil. Mas para isso é necessário muito treinamento.

Algumas escolas já ensinam a linguagem em libras, a fim de facilitar a comunicação entre professores, alunos e deficientes auditivos. É uma forma de trabalhar com a inclusão social, pois esses alunos encontram formas de participar e interagir com as atividades e pessoas envolvidas.

Os deficientes auditivos também aprendem a ler os lábios das outras pessoas. Podemos falar normalmente com elas, que conseguem fazer a leitura de nossas palavras, porém respondem através dos sinais gestuais.

Por Jussara de Barros
Pedagoga

Por Jussara de Barros

Você pode se interessar também

Ciências

Como é fabricado o papel?

Últimos artigos

Crise de 1929

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo. Foi iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Retângulo

O retângulo possui quatro lados e todos os ângulos internos medindo 90°. Essa forma geométrica está muito presente no cotidiano, como na face de caixas e nas paredes.

Paralelepípedo

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui todas as faces com paralelogramos. Essa forma pode ser percebida nos prédios e em caixas de sapatos.

Hiena

Hiena é um animal encontrado na África e na Ásia, bastante conhecido por seu hábito de se alimentar de carniça. Existem atualmente três espécies diferentes de hienas.