Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Informatividade e senso comum

Constate acerca dos pontos positivos e negativos de dois elementos pertinentes à modalidade escrita: informatividade e senso comum

A informatividade e o senso comum não são elementos que se completam, ao contrário, divergem-se A informatividade e o senso comum não são elementos que se completam, ao contrário, divergem-se

Eis que você está diante de dois assuntos amplamente pertinentes à modalidade escrita da linguagem, sobretudo àquelas circunstâncias comunicativas em que prevalece a exposição das opiniões, dos argumentos, lembra-se? Obviamente que sim, pois estamos falando sobre o exemplo do texto dissertativo, ok?

Então, como você sabe, essa modalidade que acabamos de citar constitui-se de um texto no qual você expressa suas opiniões acerca de um determinado assunto, posicionando-se como alguém que possui habilidades para discutir, debater ideias sobre esse tema, mas com uma condição: tudo aquilo que disser precisa estar a serviço de uma intenção – a de convencer o interlocutor de que você realmente tem razão naquilo que afirma, que diz.


Informatividade e senso comum são elementos díspares, uma vez que não se completam, ao contrário, divergem-se, no que diz respeito à qualidade do discurso

Dessa forma, é justamente aí que entra para participar de nossa conversa esses dois elementos, mas... sem pressa, vamos ao primeiro deles – a informatividade. A começar pela própria ideia retratada no título, informatividade tem tudo a ver com informação, e informação representa um dos principais objetivos que você, bem como as demais pessoas, busca ao se interagir com um determinado texto, não é verdade? Pois bem, há textos que se constituem de um médio grau de informatividade, como aqueles veiculados pela mídia, jornais e revistas, haja vista que as informações neles prestadas, além de mobilizar o repertório cultural do leitor, ainda lhe acrescentam informações novas.  Existem também aqueles demarcados por um grau elevado de informatividade, sobretudo aqueles que costumam se destinar a um público mais específico, pois se constituem de assuntos voltados para um repertório cultural mais bem elaborado, como é o caso dos textos científicos de uma forma geral.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nesse sentido, como você pôde perceber, essa característica representa um ponto positivo nas circunstâncias comunicativas, pois conferem qualidade ao discurso. Contudo, não podemos nos esquecer de outra também - o senso comum – uma vez que ele, ao contrário dessa que acabamos de enfatizar, em nada contribui para a boa qualidade da mensagem. Mas, por que isso ocorre?

O próprio nome já nos sinaliza pistas suficientes para afirmarmos que se trata de algo que, ao invés de acrescentar algo de positivo à mensagem, revela aspectos relacionados a crenças, a conhecimentos passados de geração para geração que, por sua vez, acabam caindo no gosto popular e se tornando repetitivo, sem valor algum em termos de informações precisas. Dessa maneira, como o texto argumentativo precisa estar calcado em argumentos plausíveis, ou seja, convincentes, afirma-se que o senso comum em nada contribui para a boa qualidade daquilo que falamos ou deixamos registrado por meio da linguagem escrita. Diante disso, é sempre bom você se conscientizar de que a leitura, a busca constante por informações somente trazem benefícios a você, enquanto produtor de suas próprias ideias.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Últimos artigos

Oceano Índico

Oceano Índico é o oceano que recobre aproximadamente 20% da superfície terrestre. Contendo uma série de rotas comerciais, apresenta grande importância para a economia mundial.

Pedro Álvares Cabral

Pedro Álvares Cabral foi um navegante e um fidalgo português. Ficou conhecido por ter liderado a expedição portuguesa que chegou ao Brasil no dia 22 de abril de 1500.

Conceitos geográficos

Os conceitos geográficos são a base teórica da Geografia. Eles são muito importantes para o entendimento do meio e da forma como se dão as relações entre o ser humano e a natureza.

Sexta-feira Santa

Sexta-feira Santa é uma importante data do calendário cristão, sendo parte da Semana Santa e do Tríduo Pascal. Essa data relembra o dia da crucificação de Jesus.