Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Hibridismos

O que seriam os hibridismos? Não perca a oportunidade de se inteirar acerca de mais um assunto relacionado à língua portuguesa, por meio de um simples ato: um c

Os hibridismos se compõem de elementos pertencentes a línguas distintas Os hibridismos se compõem de elementos pertencentes a línguas distintas

Por meio do texto “Estrutura e formação das palavras”, você pôde conhecer um pouco mais os elementos que constituem as palavras que compõem o nosso léxico (vocabulário de que dispomos no dia a dia para estabelecer a comunicação de uma forma geral). Dessa forma, constatou que cada pedacinho, gramaticalmente denominado de morfema, junta-se ao radical, formando uma nova palavra, razão pela qual conhecemos tantas, não é verdade?

Pois bem, o que porventura ainda não conhecia diz respeito à origem de determinadas palavras que, embora tão utilizadas no cotidiano, apresentam-se para nós como desconhecidas no que se refere às raízes, pois como você sabe, muitas delas se originaram de outras línguas, sobretudo da língua grega e da língua latina. Assim, dada essa razão, que tal passarmos a conhecer alguns exemplos, hein? Além de ampliarmos nossa competência no que se refere aos aspectos de que se constitui a língua que falamos, ainda nos tornamos mais sábios acerca daquilo que todo usuário deve estar sempre ciente. Vamos então ao que nos interessa?  Observe, pois, alguns exemplos:


Os hibridismos resultam da junção de elementos pertencentes a outras línguas

Alcaloide – Álcali (árabe) + óide (grego)

Alcoômetro – Álcool (árabe) + metro (grego)

Autoclave – Auto (grego) + clave (latim)

Bicicleta – Bi (latim) + ciclo (grego) + eta (-ette, francês)

Burocracia – Buro (francês) + cracia (grego)

Endovenoso – Endo (grego) + venoso (latim)

Hiperacidez – Hiper (grego) + acidez (português)

Monocultura – Mono (grego) + Cultura (latim)

Psicomotor – Psico (grego) + motor (latim)

Romanista – Romano (latim) + -ista (grego)

Sociologia – Socio (latim) + -logia (grego)

Zincografia – Zinco (alemão) + grafia (grego)


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Você sabe o que é eponímia?

Últimos artigos

Presidente da república

Presidente da república é a autoridade máxima em nosso país. É eleito(a) por meio do voto popular para um mandato de quatro anos.

Porquinho-da-índia

O porquinho-da-índia é um mamífero roedor que possui corpo pequeno e orelhas curtas. Ele pode ser criado como animal de estimação.

Escambo

O escambo é uma modalidade de transação que foi muito comum na Antiguidade. Por meio desse acordo, realiza-se a troca de mercadorias ou serviços.

Nucleotídeo

O nucleotídeo é a subunidade que forma o DNA e o RNA. Cada nucleotídeo é constituído por um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada.