Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Funções sintáticas dos pronomes retos

Que tal conhecer mais uma particularidade da língua portuguesa? Então, clique e confira acerca das funções sintáticas dos pronomes retos!

Ao nos atermos a algumas palavras expressas no título do artigo, percebemos que duas delas são do nosso conhecimento: funções sintáticas e pronomes retos.

Ora, funções sintáticas nos fazem relembrar das classes e das funções, não é verdade? Ei! Espere aí, parece que você já se esqueceu desse assunto? Não se preocupe, é só acessar o texto “Conhecendo a diferença entre classe e função”.

Pois bem, sabemos que uma mesma palavra, ora pertencendo a uma determinada classe gramatical (um substantivo, por exemplo), dependendo do contexto oracional em que ela estiver inserida, pode assumir distintas funções, isso também ocorre com os pronomes retos. Assim, que tal conhecê-los a partir de agora?

 


Os pronomes retos assumem diferentes funções sintáticas, dependendo do contexto

SUJEITO

Nós obtivemos as melhores notas.

Eu sou um garoto educado.

Constatamos que em ambos os enunciados os pronomes em destaque assumem a função de sujeito.

 

PREDICATIVO DO SUJEITO

Os alunos premiados fomos nós.

As garotas simpáticas são elas.

Chegamos à conclusão que por se tratar de um verbo de ligação, expressos nos dois casos, os pronomes sublinhados atuam como predicativo do sujeito, pois qualificam o sujeito.

 

VOCATIVO

Ei, tu, por que não me olhaste nos olhos?

Oh, vós de misericórdia, protejam-nos sempre.

Identificamos que os pronomes em evidência, pelo fato de indicarem um chamamento, assumem a função de vocativo.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

São distintas as funções sintáticas ocupadas pelos pronomes retos, a depender do contexto oracional São distintas as funções sintáticas ocupadas pelos pronomes retos, a depender do contexto oracional
Por Escola Kids

Últimos artigos

Idade Moderna

Idade Moderna foi um dos períodos da História, iniciando-se em 1453 e finalizando-se em 1789. Foi o período dos regimes absolutistas e do surgimento do capitalismo.

Animais onívoros

Animais onívoros são aqueles que podem alimentar-se de algas ou plantas e também de outros animais. Porcos e baratas são exemplos de animais onívoros.

Réveillon e Ano-Novo

O Réveillon e o Ano-Novo são datas comemorativas de final e início de ano e remetem a comemorações diferentes.

Revolução Praieira

A Revolução Praieira foi a última revolução provincial que aconteceu no Brasil durante o período monárquico e abalou Pernambuco, de 1848 a 1850.