Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Editorial

Sabia que são muitos os gêneros veiculados no meio jornalístico? Pois bem, não deixe de conhecer mais um deles: o editorial!

 

Em muitos de nossos encontros, você teve a oportunidade de constatar que distintas são as circunstâncias comunicativas que norteiam a nossa vida em sociedade, não é verdade? Pois bem, constatamos que elas não existem por acaso, ao contrário, cada uma delas se constitui de uma finalidade, de uma intenção, seja para afirmar, persuadir, entreter, instruir, enfim... Dessa forma, tendo em vista esse objetivo, algumas se destinam de modo específico ao meio jornalístico, ou seja, são veiculadas em jornais e em revistas, como a carta do leitor, o artigo de opinião, os classificados, entre outras. Com base nisso, iremos conhecer mais um gênero, também manifestado nesse mesmo meio – o editorial.

Ele, por sua vez, expressa a opinião do próprio jornal ou revista ou até mesmo de seus editores acerca de um determinado assunto, quase sempre polêmico, isto é, discutido na atualidade.  Assim, justamente pelo fato de esse gênero pertencer àqueles cuja natureza é argumentativa, ou seja, constituir-se de um discurso em que o emissor, utilizando-se do padrão formal da linguagem, tem por finalidade convencer o interlocutor a acreditar no que ele está dizendo, dizemos que, em termos estruturais, ele se constitui das seguintes partes:

O editorial se constitui de uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão
O editorial se constitui de uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão

* Introdução – Geralmente nessa parte é retratada a ideia principal que será discutida adiante. Assim, por meio de uma leitura bem atenciosa do primeiro, quando muito do segundo parágrafo, temos condições de detectar acerca do assunto em questão;

* Desenvolvimento (corpo do editorial) - Nessa parte são expostos todos os argumentos, justificados por comentários e opiniões por parte do próprio jornal acerca do assunto discutido;

* Conclusão – Como o próprio nome já nos indica, representa o fechamento das ideias antes abordadas, ou seja, geralmente se apresentam as devidas soluções para o problema levantado durante todo o texto, como também, em vez de se pautar por esse aspecto, pode apenas possibilitar que o leitor reflita sobre o assunto.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

O editorial caracteriza-se como um gênero veiculado no meio jornalístico O editorial caracteriza-se como um gênero veiculado no meio jornalístico
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Textos jornalísticos

Últimos artigos

8 de março – Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março, data que surgiu da luta das mulheres pela igualdade de direitos.

Tancredo Neves

Tancredo Neves foi um dos políticos mais tradicionais do Brasil, durante o século XX. Participou do governo de Vargas e Jango e defendeu a redemocratização de nosso país.

Revolução Constitucionalista de 1932

Revolução Constitucionalista de 1932 demonstrou a insatisfação dos paulistas com Getúlio Vargas, sendo uma tentativa da oligarquia local de recuperar o poder perdido em 1930.

Governo Sarney

Governo de Sarney foi o primeiro governo civil após duas décadas de Ditadura Militar no Brasil. Ele ficou marcado pela redemocratização e pela luta contra a crise econômica.