Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Dissertar: conceito e características linguísticas

Características linguísticas? Conceito? Somente aqui você irá se interagir com os aspectos voltados para o ato de dissertar!

Dois aspectos, concebidos como fundamentais, nos motivam a fazer com que você se conscientize acerca das características que demarcam o ato de dissertar, presente, é claro, nos chamados textos dissertativos. O primeiro deles, expresso no subtítulo deste artigo – conceito - estabelece uma estreita relação com aquela ideia voltada para o fato de que todo ato comunicativo possui uma finalidade, um objetivo a ser atingido. Dessa forma, a depender de tais intenções, há modalidades textuais que se estruturam de forma definida e que atendem aos nossos “chamados”, digamos assim. Entre elas se encontra uma de suma importância e que se mostra bastante recorrente no nosso cotidiano – o ato de dissertar. Ora, a todo o momento estamos nos posicionando enquanto seres dotados de opiniões próprias e defendendo-as, seja por um motivo ou por outro.

Partindo então desse princípio, temos que dissertar caracteriza-se pela exposição de opiniões, de posicionamentos próprios acerca de um determinando assunto. Assim, fazendo menção a outro aspecto, também já antecipado, que diz respeito às características linguísticas, sendo que elas se encontram definidas a partir das intenções (como ditas anteriormente) a que se propõe o emissor ao passar uma ideia. Dessa forma, vale afirmar que os textos voltados para a exposição de opiniões, obedecem, evidentemente, a uma estrutura padronizada, demarcada pelos seguintes critérios:


O texto dissertativo se demarca por traços distintos

 

# A linguagem utilizada segue o padrão formal, ou seja, aquele padrão estabelecido com base nas regras gramaticais;

 

# Nessa modalidade de texto costuma (e deve) prevalecer o sentido denotativo das palavras, ou seja, aquele retratado pelo dicionário, pois caso contrário, o uso da linguagem figurada descaracteriza o texto, tornando-o pessoal, subjetivo.

# O uso dos verbos na terceira pessoa do singular é o mais recomendável, pois fazer a opção do uso de formas verbais expressas na primeira pessoa do singular revela caráter pessoal, fazendo com que o texto não demonstre tanta credibilidade para o leitor, assim como deveria.

# Quanto à estrutura, geralmente se compõe de uma introdução, representada pela parte em que se apresenta o assunto e a tese, ou seja, aquela ideia passível de ser discutida, argumentada. A seguir, tem-se o desenvolvimento, no qual os argumentos são explanados, expostos, fazendo com que a postura assumida fundamente a tese levantada em discussão. Por último, apresenta-se a conclusão, na qual, como o próprio nome já diz, trata-se do fechamento de todas as ideias abordadas ao longo do texto, em que, geralmente, apresenta-se uma solução para o problema abordado durante a discussão.


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Dissertar significa expor opiniões acerca de um determinando assunto Dissertar significa expor opiniões acerca de um determinando assunto
Por Escola Kids

Você pode se interessar também

Português

Dissertação

Últimos artigos

Dízima periódica

Uma dízima periódica é um número que possui sua parte decimal infinita e periódica

Período Helenístico

Período Helenístico foi iniciado com a conquista da Grécia pelos macedônicos e ficou marcado pela difusão da cultura grega a partir do reinado de Alexandre, o Grande.

Império Carolíngio

Império Carolíngio foi a continuidade do Reino dos Francos sob o controle da Dinastia Carolíngia, iniciada por Pepino, o Breve em meados do século VII.

Civilização Micênica

Civilização Micênica foi uma das grandes civilizações do período de formação do povo grego, conhecida por suas grandes cidades fortificadas e pelo seu bom comércio.