Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Diferenças entre abreviatura, abreviação e sigla

Entenda quais são as diferenças entre abreviatura, abreviação e sigla.

Existem algumas diferenças nos usos de abreviatura, abreviação e sigla Existem algumas diferenças nos usos de abreviatura, abreviação e sigla

 Você já deve ter se perguntado qual é a diferença entre abreviatura, abreviação e sigla, não é mesmo? Pois sim, existe uma diferença considerável entre esses três elementos e explicaremos agora para você.

A Abreviatura é a redução de palavras a algumas letras ou sílabas. Essa redução representa parte da palavra como equivalente ao todo. A abreviatura tem como objetivo economizar espaço ou tempo. Observe os exemplos:

Janeiro = jan.

Julho = jul.

Fevereiro = fev.

Agosto = ago.

Março = mar.

Setembro = set.

Abril = abr.

Outubro = out.

Maio = maio (não admite abreviação)

Novembro = nov.

Junho = jun.

Dezembro = dez.

O mesmo acontece com a representação gráfica dos estados brasileiros quando utilizamos RS para representarmos Rio Grande do Sul, RJ para representarmos Rio de Janeiro, PA para representarmos Pará e assim por diante.

A Abreviação é a redução ou omissão fonética de parte da palavra. Típico exemplo de economia linguística, ocorre especialmente com palavras consideradas grandes. Observe os exemplos:

Fotografia = foto

Metropolitano = metrô

Quilograma = quilo

Televisão = tevê

A Sigla é um tipo de abreviatura formado pelas letras iniciais de algumas palavras, sobretudo palavras de uma determinada instituição. Exemplos:

ONU = Organização das Nações Unidas

ABNT = Associação Brasileira de Normas Técnicas

ABL = Academia Brasileira de Letras

CREA = Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura.

LASER = Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation.

Algumas são oriundas de outras línguas, principalmente do inglês, e, quando são empregadas com assiduidade, acabam por substituir a própria palavra da qual foram originadas, que é o caso do exemplo Laser, que você viu acima.

Sintetizando: A abreviatura tem como objetivo economizar espaço e tempo ao representar parte da palavra como equivalente a um todo;

A abreviação é a redução de uma palavra baseada no conceito de economia linguística;

A sigla é formada pelas letras iniciais de uma palavra.

Pronto, assim fica mais fácil entender a diferença entre esses três elementos muito utilizados em nossa Língua Portuguesa, não é mesmo?


Por Luana Castro
Graduada em Letras 

Por Cláudio Fernandes

Você pode se interessar também

Português

Internetês

Português

Vamos conhecer algumas siglas?

Últimos artigos

Revolta da Armada

Revolta da Armada foi um levante armado organizado por membros da Marinha, em 1893. Esse movimento se deu pela forte oposição da Marinha a Floriano Peixoto.

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.