Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Diferenças entre abreviatura, abreviação e sigla

Entenda quais são as diferenças entre abreviatura, abreviação e sigla.

Existem algumas diferenças nos usos de abreviatura, abreviação e sigla Existem algumas diferenças nos usos de abreviatura, abreviação e sigla

 Você já deve ter se perguntado qual é a diferença entre abreviatura, abreviação e sigla, não é mesmo? Pois sim, existe uma diferença considerável entre esses três elementos e explicaremos agora para você.

A Abreviatura é a redução de palavras a algumas letras ou sílabas. Essa redução representa parte da palavra como equivalente ao todo. A abreviatura tem como objetivo economizar espaço ou tempo. Observe os exemplos:

Janeiro = jan.

Julho = jul.

Fevereiro = fev.

Agosto = ago.

Março = mar.

Setembro = set.

Abril = abr.

Outubro = out.

Maio = maio (não admite abreviação)

Novembro = nov.

Junho = jun.

Dezembro = dez.

O mesmo acontece com a representação gráfica dos estados brasileiros quando utilizamos RS para representarmos Rio Grande do Sul, RJ para representarmos Rio de Janeiro, PA para representarmos Pará e assim por diante.

A Abreviação é a redução ou omissão fonética de parte da palavra. Típico exemplo de economia linguística, ocorre especialmente com palavras consideradas grandes. Observe os exemplos:

Fotografia = foto

Metropolitano = metrô

Quilograma = quilo

Televisão = tevê

A Sigla é um tipo de abreviatura formado pelas letras iniciais de algumas palavras, sobretudo palavras de uma determinada instituição. Exemplos:

ONU = Organização das Nações Unidas

ABNT = Associação Brasileira de Normas Técnicas

ABL = Academia Brasileira de Letras

CREA = Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura.

LASER = Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation.

Algumas são oriundas de outras línguas, principalmente do inglês, e, quando são empregadas com assiduidade, acabam por substituir a própria palavra da qual foram originadas, que é o caso do exemplo Laser, que você viu acima.

Sintetizando: A abreviatura tem como objetivo economizar espaço e tempo ao representar parte da palavra como equivalente a um todo;

A abreviação é a redução de uma palavra baseada no conceito de economia linguística;

A sigla é formada pelas letras iniciais de uma palavra.

Pronto, assim fica mais fácil entender a diferença entre esses três elementos muito utilizados em nossa Língua Portuguesa, não é mesmo?


Por Luana Castro
Graduada em Letras 

Por Cláudio Fernandes

Você pode se interessar também

Português

Internetês

Português

Vamos conhecer algumas siglas?

Últimos artigos

Crise de 1929

A Crise de 1929 foi a maior crise econômica da história dos Estados Unidos e do capitalismo. Foi iniciada pela quebra da Bolsa de Valores de Nova York.

Retângulo

O retângulo possui quatro lados e todos os ângulos internos medindo 90°. Essa forma geométrica está muito presente no cotidiano, como na face de caixas e nas paredes.

Paralelepípedo

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui todas as faces com paralelogramos. Essa forma pode ser percebida nos prédios e em caixas de sapatos.

Hiena

Hiena é um animal encontrado na África e na Ásia, bastante conhecido por seu hábito de se alimentar de carniça. Existem atualmente três espécies diferentes de hienas.