Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Determinante – Quais as características linguísticas que o demarcam?

Conheça, por meio de um só clique, as características linguísticas que demarcam o determinante!

O determinante é representado pelos adjuntos adnominais O determinante é representado pelos adjuntos adnominais

Talvez essa palavrinha – determinante – possa parecer um pouco estranha, não é verdade? Mas saiba que se trata de algo que já faz parte do nosso conhecimento, pois por meio dos encontros que já tivemos, pudemos aprender acerca de vários assuntos relacionados à nossa língua portuguesa. Pois bem, o que vem a ser determinante?

Essa palavrinha, principalmente quando estamos desenvolvendo alguns estudos sobre todas aquelas novidades que a gramática nos revela, encontra-se bastante presente, mas às vezes não damos a ela a atenção merecida, por isso, que tal conhecê-la um pouquinho mais de perto?

Para que isso ocorra da melhor forma possível, antes observaremos alguns enunciados:

A garota é educada.

Aquela garota é educada.

Muitas garotas são educadas.

Duas garotas se destacam na sala de aula, pois são bastante educadas.

Lembra-se das classes gramaticais? Não? É simples, acesse o texto “Classes gramaticais”. Dessa forma, analisando os termos que se encontram em destaque de acordo com a classe a que pertencem, temos, respectivamente: artigo definido, pronome demonstrativo, pronome indefinido e numeral cardinal. Assim, podemos afirmar com toda certeza que todos eles modificam o substantivo “garotas”.

Com base nos estudos que fizemos, concluímos, portanto, que o determinante é representado pelos tão conhecidos adjuntos adnominais, concorda? Pois bem, olha que coisa genial: acabou de realizar mais uma descoberta linguística, não é verdade?


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Últimos artigos

Sedentarização

A sedentarização foi o processo por meio do qual os humanos abandonaram o nomadismo, fixando-se em uma localidade.

Comidas de Festa Junina

Algumas comidas de Festa Junina são: a pamonha, o milho cozido, o milho assado, a canjica, o curau, o arroz-doce, a paçoca, o mané pelado, o pé de moleque e o bolo de milho.

Lixiviação

Lixiviação é um processo de degradação do solo que consiste na retirada de seus nutrientes pela percolação da água, o que reduz sua fertilidade e pode levar à desertificação.

Ciclo do Café

O ciclo do café foi o ciclo econômico em que o café predominou na economia brasileira. Iniciou em meados do século XIX, estendendo-se até metade do século XX.