Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Determinante – Quais as características linguísticas que o demarcam?

Conheça, por meio de um só clique, as características linguísticas que demarcam o determinante!

O determinante é representado pelos adjuntos adnominais O determinante é representado pelos adjuntos adnominais

Talvez essa palavrinha – determinante – possa parecer um pouco estranha, não é verdade? Mas saiba que se trata de algo que já faz parte do nosso conhecimento, pois por meio dos encontros que já tivemos, pudemos aprender acerca de vários assuntos relacionados à nossa língua portuguesa. Pois bem, o que vem a ser determinante?

Essa palavrinha, principalmente quando estamos desenvolvendo alguns estudos sobre todas aquelas novidades que a gramática nos revela, encontra-se bastante presente, mas às vezes não damos a ela a atenção merecida, por isso, que tal conhecê-la um pouquinho mais de perto?

Para que isso ocorra da melhor forma possível, antes observaremos alguns enunciados:

A garota é educada.

Aquela garota é educada.

Muitas garotas são educadas.

Duas garotas se destacam na sala de aula, pois são bastante educadas.

Lembra-se das classes gramaticais? Não? É simples, acesse o texto “Classes gramaticais”. Dessa forma, analisando os termos que se encontram em destaque de acordo com a classe a que pertencem, temos, respectivamente: artigo definido, pronome demonstrativo, pronome indefinido e numeral cardinal. Assim, podemos afirmar com toda certeza que todos eles modificam o substantivo “garotas”.

Com base nos estudos que fizemos, concluímos, portanto, que o determinante é representado pelos tão conhecidos adjuntos adnominais, concorda? Pois bem, olha que coisa genial: acabou de realizar mais uma descoberta linguística, não é verdade?


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Últimos artigos

Revolta da Armada

Revolta da Armada foi um levante armado organizado por membros da Marinha, em 1893. Esse movimento se deu pela forte oposição da Marinha a Floriano Peixoto.

Símbolos nacionais

Símbolos nacionais são quatro símbolos que, por determinação da nossa lei, representam a nação brasileira.

Guerra do Contestado

Guerra do Contestado foi um conflito que se estendeu de 1912 a 1916 e mesclou insatisfação social com messianismo religioso.

Encontro vocálico

O encontro vocálico ocorre quando uma vogal e uma semivogal aparecem uma depois da outra em uma palavra. Há três tipos de encontro vocálico: o ditongo, o tritongo e o hiato.