Qual matéria está procurando ?

Português

Português

Determinante – Quais as características linguísticas que o demarcam?

Conheça, por meio de um só clique, as características linguísticas que demarcam o determinante!

O determinante é representado pelos adjuntos adnominais O determinante é representado pelos adjuntos adnominais

Talvez essa palavrinha – determinante – possa parecer um pouco estranha, não é verdade? Mas saiba que se trata de algo que já faz parte do nosso conhecimento, pois por meio dos encontros que já tivemos, pudemos aprender acerca de vários assuntos relacionados à nossa língua portuguesa. Pois bem, o que vem a ser determinante?

Essa palavrinha, principalmente quando estamos desenvolvendo alguns estudos sobre todas aquelas novidades que a gramática nos revela, encontra-se bastante presente, mas às vezes não damos a ela a atenção merecida, por isso, que tal conhecê-la um pouquinho mais de perto?

Para que isso ocorra da melhor forma possível, antes observaremos alguns enunciados:

A garota é educada.

Aquela garota é educada.

Muitas garotas são educadas.

Duas garotas se destacam na sala de aula, pois são bastante educadas.

Lembra-se das classes gramaticais? Não? É simples, acesse o texto “Classes gramaticais”. Dessa forma, analisando os termos que se encontram em destaque de acordo com a classe a que pertencem, temos, respectivamente: artigo definido, pronome demonstrativo, pronome indefinido e numeral cardinal. Assim, podemos afirmar com toda certeza que todos eles modificam o substantivo “garotas”.

Com base nos estudos que fizemos, concluímos, portanto, que o determinante é representado pelos tão conhecidos adjuntos adnominais, concorda? Pois bem, olha que coisa genial: acabou de realizar mais uma descoberta linguística, não é verdade?


Por Vânia Duarte
Graduada em Letras

Por Escola Kids

Últimos artigos

Presidente da república

Presidente da república é a autoridade máxima em nosso país. É eleito(a) por meio do voto popular para um mandato de quatro anos.

Porquinho-da-índia

O porquinho-da-índia é um mamífero roedor que possui corpo pequeno e orelhas curtas. Ele pode ser criado como animal de estimação.

Escambo

O escambo é uma modalidade de transação que foi muito comum na Antiguidade. Por meio desse acordo, realiza-se a troca de mercadorias ou serviços.

Nucleotídeo

O nucleotídeo é a subunidade que forma o DNA e o RNA. Cada nucleotídeo é constituído por um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada.